Valquir Aureliano – O presidente do Coritiba

O presidente do Coritiba, Renato Follador, está em estado grave de saúde por causa da Covid-19. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (21) por um boletim médico do Hospital Rocio, onde ele está internado

Follador foi internado com Covid-19 no dia 1º de junho. No dia 3, foi para a UTI e mantido sob “assistência multodiscipliar”. Foi intubado no dia 12.  “Mantido em ventilação mecânica invasiva sob sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular. No dia 20/06/2021, houve necessidade de instalação de ECMO. No momento, o quadro é grave”, diz boletim divulgado às 15 horas desta segunda-feira (21), assinado pelos médicos dr. Ricardo Risson e pelo dr. Samir Ale Bark.

A ECMO (Membrana de Oxigenação Extra Corpórea, na sigla em inglês) consiste na retirada do sangue através de uma veia para uma bomba e por uma membrana artificial, que faz a função do pulmão. A técnica ajuda a eliminar o gás carbônico e a oxigenar o sangue, que então é devolvido para o organismo. Normalmente é usada para pacientes que já estão intubados.