Franklin de Freitas

O estoque de apartamentos prontos para venda em Curitiba teve queda de 21% no 3º trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018, totalizando 2.031 unidades disponíveis até setembro do ano passado. É o que revela a pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), realizada em parceria com a BRAIN Inteligência Corporativa.

A pesquisa mostra ainda que a maior queda no estoque de prontos foi para os apartamentos de 1 e 2 quartos, de 26,4% e 23%, respectivamente. Isso significa que, até setembro do ano passado, havia 432 apartamentos de 1 quarto e 627 apartamentos de 2 quartos prontos para morar à venda na capital paranaense.

“Nos últimos cinco anos, Curitiba teve redução de empreendimentos lançados em função da crise econômica, o que tornou o estoque de imóveis prontos reduzido em relação à demanda. Além disso, existe uma preferência por esse tipo de imóvel por uma questão de segurança e pela urgência na mudança, seja porque a pessoa está vindo de outra cidade ou porque vendeu outro imóvel e precisa de nova moradia”, explica o diretor da Terrasse Engenharia, Jefferson Gomes da Cunha.

Essa redução no estoque de imóveis prontos reflete-se entre os empreendimentos da própria incorporadora. De acordo com Cunha, hoje, de cada 100 apartamentos à venda pela Terrasse, 23 são imóveis prontos. No ano passado, de cada 100 apartamentos à venda, 50 eram prontos. “Mesmo com nossos cinco lançamentos, em 2019, a venda de imóveis prontos teve grande representatividade dentro do portfólio”, ressalta.

A Terrasse Engenharia tem apartamentos prontos para venda em Curitiba de R$ 400 mil a R$ 2 milhões. O Terrasse Chanson, no Vila Izabel, em Curitiba, é o empreendimento com os preços mais baixos de apartamentos prontos para venda entre os imóveis da construtora. Os apartamentos têm 2 ou 3 quartos (com suíte), 62 a 78 m² privativos e vagas para até 2 automóveis. A cobertura duplex disponível tem 3 quartos (com suíte), 113 m² privativos e vagas para 2 automóveis. Os apartamentos são entregues com diversos itens de acabamento e as áreas de lazer do condomínio são equipadas e decoradas.