Coluna do Fiani

Estreia no Lala

Werther
Werther (Foto: Divulgação)

Após 7 meses fechado ao público, dentro das medidas de prevenção à COVID-19, o Teatro Lala Schneider retoma sua temporada de espetáculos 2020. Adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, os protocolos de segurança do teatro incluem limite da capacidade de público em 50 pessoas por apresentação, distanciamento físico da plateia, com intervalos entre as poltronas, uso de máscaras e protetores faciais por todos os colaboradores do teatro e o isolamento do palco com um tecido transparente. “Até o nosso palco está de máscara”, brinca o gerente técnico do teatro, Victor Paulista. Para a retomada da temporada e, também como medida de segurança, serão priorizadas as apresentações de monólogos, ou espetáculos com elenco de até 3 atores, para que os artistas também tenham a devida segurança. E como espetáculo de estreia dessa nova fase, será exibido Werther, adaptado a partir da obra de Goethe por Paulo Venturelli. A peça mostra a história de uma paixão literalmente devastadora. Neste belíssimo monólogo epistolar, Goethe fundou as bases do Romantismo, pondo a nu os sentimentos mais íntimos do ser humano. A adaptação de Paulo Venturelli sobre a obra é primorosa e poética, mantendo a essência do romance, porém com a devida dinâmica que o teatro necessita.

O ano é 1771. Toda a história é narrada por Werther, em forma de cartas dirigidas ao amigo Wilhelm, onde conta sua chegada a uma cidade. Sente-se feliz e atraído pelas impressões daquele local e do campo, cuja beleza é comparável somente à conduta daquela gente humilde que ali mora. Conhece, então, Charlotte, por quem se apaixona platonicamente. Werther a ama como quem precisa de ar para viver. Porém, trata-se de um amor impossível. Charlotte irá casar-se com Albert, e as circunstâncias morais da sociedade são seu grande obstáculo.

Werther penetra no universo da sensibilidade romântica. O romantismo propunha que o saber não apresenta perigo desde que não se eleve simplesmente acima da vida e se afaste dela, mas queira servir à própria ordem da vida. Responder a perguntas como: "o que somos?" e encontrar a lei primeiramente em si mesmo, através do auto-conhecimento.

WERTHER DE GOETHE

Adaptação de Paulo Venturelli

Sexta e sábado – 20h

Ingressos: R$ 50, e $ 25, (Meia-entrada)

Teatro LALA

Rua 13 de maio 629 – São Francisco

Inf 41 32324499 www.teatrolala.com.br 


Programação especial de Halloween 

Para curtir o fim de semana em clima de Halloween, o Studio Universal selecionou seis filmes de terror e preparou o ‘Especial Grita, Corre e Escapa!’, que será exibido entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, sempre a partir das 20h, com dois filmes em sequência.

No dia 30/10, às 20h, o canal exibirá o longa "Perigo Próximo", que se passa na véspera de natal. O casal Deandra (Virginia Madsen) e Robert Lerner (Patrick Warburton) chama sua babá, Ashley (Olivia DeJonge), para cuidar do seu filho de 12 anos, Luke Lerner (Levi Miller, ator conhecido pelo papel no filme Pan). Durante a noite, ela tem que defender o garoto e a si mesma de estranhos que estão tentando invadir a casa. Mas o acontecimento está longe de ser uma simples invasão.

Em sequência, às 21h45, em "A Visita", os irmãos Becca (Olivia DeJonge) e Tyler (Ed Oxenbould) são mandados por sua mãe para a casa dos avós que nunca conheceram, na Pennsylvania. Ao chegarem lá, seus avós estabelecem apenas uma única regra: não saírem nunca do quarto depois das 21h30. Aos poucos, os jovens desconfiam de que há algo de muito errado com seus avós e a primeira visita que eles fazem à casa deles pode ser a última.

No sábado, dia 31/10, às 20h, "A Maldição de Chucky" mostra que, depois do suicídio de sua mãe, Nica (Fiona Dourif) recebe a visita de sua autoritária irmã Barb ( Danielle Bisutti ), que pretende ajudar nos arranjos do funeral. Sua filha traz um boneco ruivo que chegou curiosamente pelos correios. Quando uma série de assassinatos aterrorizam a vizinhança, Nica começa a suspeitar que o brinquedo tenha alguma relação com estes fatos, mas não sabe que Chucky está de volta para resolver casos pessoais de mais de vinte anos atrás.

Às 21h45, em "A Escuridão", após uma viagem de férias para o Grand Canyon, eventos estranhos começam a acontecer em uma família, como a mudança de comportamento de um dos filhos. Algumas rochas coletadas pelo garoto podem ter despertado entidades sobrenaturais.

O filme "A Seita" será exibido às 20h, no domingo (01/11). Dirigido por Phil Joanou (A Gangue Está Em Campo), o longa é baseado no massacre de Jonestown, Guiana, onde mais de 900 integrantes de uma seita se suicidaram, em 1978. A história se inicia em 1980, quando vários membros da seita religiosa Véu do Céu, liderada por Jim Jacobs (Thomas Jane, ator de ‘O Justiceiro’) cometem suicídio coletivamente, sendo Sarah (Lily Rabe, de ‘American Horror Story’) a única sobrevivente. Vinte cinco anos depois, uma equipe deseja realizar um documentário sobre o ocorrido e procura a sobrevivente. De volta ao lugar onde tudo aconteceu eles descobrem coisas bem estranhas.

Para finalizar o especial de Halloween, o canal exibe, às 21h45, o filme "Assim na Terra, Como no Inferno", que conta a história de um grupo de arqueólogos em busca de um tesouro perdido. Para isso, eles exploram o desconhecido labirinto de ossos nas catacumbas abaixo de Paris.


Sobre o Studio Universal

O Studio Universal é o canal de filmes que oferece uma selecionada experiência cinematográfica, com uma variedade de filmes dos maiores realizadores do cinema, celebrando a magia do entretenimento e exibindo títulos dos diversos gêneros - tudo isso com o carimbo dos grandes estúdios de Hollywood.

Dos blockbusters mais atuais aos eternos clássicos, o Studio Universal compartilha experiências emocionais com famílias e amigos de toda parte. O canal oferece, ainda, material exclusivo de bastidores e pré-estreias.

http://studiouniversal.tv.br/ 


Biografia de Frida Kahlo

 

Ícone pop das últimas décadas, seu semblante sério virou estampa de produtos mundo afora, mas muitos não sabem que a Frida Kahlo teve a vida breve e marcada por acidentes. Suas obras, na maioria, retratam suas dores e angústias. Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nascida em 1907 em Coyoacán, México, teve poliomielite aos seis anos, o que fez com que sua perna direita ficasse mais fraca, aos 18 anos sofreu um grave acidente de ônibus que a deixou acamada. Foi neste período que Frida começou a pintar, segundo ela, retratos da sua própria realidade. Bissexual assumida, foi redescoberta e ganhou projeção internacional apenas em 1970 com o cresimento do movimento feminista. Oito dias antes de morrer, Frida Kahlo usou seus pincéis pela última vez, deixando em um quadro a mensagem: "Viva la vida. Coyoacán, 1954". Poucos meses antes, sua perna direita havia sido amputada e ela sentia que toda sua energia a abandonara, como se a vida estivesse, aos poucos, se afastando. Seu último quadro retratava a natureza morta e não por coincidência ela se despedia. Em Viva la Vida, obra exclusiva da Storytel em parceria com o México e Espanha, Carmen Domingos, escritora espanhola feminista, conta a trajetória dessa personalidade única, capaz de reunir força e tristeza, amor e raiva, superação e resiliência, e se permitir ser maior que a vida. Narrado por Júlia Ianina, o audiobook abre as portas para a essência e para a alma de uma das artistas mais importantes de todos os tempos. A obra, produzida pela Storytel, tem dez episódios em língua portuguesa e pode ser ouvida online ou offline na plataforma.

Mais informações: http://www.storytel.com/br/pt/

@storytelbrasil
Baixe o app aqui: http://story.tel/baixarapp 


Mostra para crianças

Crédito UV Studio

A ATINJ/PR – (Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná) promove entre os dias 03 a 15 de novembro a MOSTRA ATINJ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES/ ONLINE, patrocinado pelo PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA, FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA e EBANX. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias paranaenses, direcionada ao público de todas as idades. As apresentações acontecerão no formato ONLINE, na plataforma do youtube, da ATINJ/PR, entre os dias 03 a 15 de novembro de 2020, e contará com 20 apresentações, de 08 espetáculos de várias companhias. Destas, 14 apresentações acontecerão em dias letivos, sempre em duas sessões. As apresentações dos finais de semana (SEIS APRESENTAÇÕES) serão transmitidas ao vivo, onde o espectador poderá interagir com os atores. Os links das apresentações estarão disponíveis na página da ATINJ: https://mostraatinj.blogspot.com/    a partir do dia 27/10/2020. Além das apresentações, também haverá atividades de caráter formativo, como oficinas teatrais, direcionadas a professores, mesa-redonda e palestra sobre a história do teatro para crianças em Curitiba. Estas atividades serão realizadas através da plataforma zoom. A presidente da Associação, Fátima Ortiz,  comenta que a mostra ATINJ  vem  nestes tempos desafiadores  encontrar-se com as crianças, com as famílias  com os artistas e educadores,  apostando  na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético. “O teatro pode trazer muitas motivações para os pequenos e ajudá-los a dar sentido aos acontecimentos da vida. Estamos apostando nos valores perenes da arte enquanto forma de expressão do mundo simbólico na sua dimensão de troca. Nessa troca o belo se completa com a alegria e o prazer que emanam da convivência criativa.” O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações, neste ano, transmitidas ONLINE. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade. Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.

APRESENTAÇÕES

DATA: De 03/11 a 15/11/2020

APRESENTAÇÕES DIRIGIDAS A ESCOLAS E PUBLICO EM GERAL

Sábado e domingo: – COM TRANSMISSÃO AO VIVO

INFORMAÇÕES: https://mostraatinj.blogspot.com/