Divulgação – Paulo Miklos como Chet Baker: arredio

Livremente inspirada na vida do lendário trompetista norte-americano Chet Henry Baker Jr. (1929-1988), o espetáculo ‘Chet Baker, Apenas um Sopro’, protagonizado pelo músico e ator Paulo Miklos, faz minitemporada no Guairinha de hoje a domingo. Com direção de José Roberto Jardim e dramaturgia de Sérgio Roveri, a peça ainda traz no elenco Anna Toledo, Jonathas Joba, Piero Damiani e Ladislau Kardos.

O ponto de partida para a trama é um episódio real ocorrido na vida do músico. No fim da década de 60, ele foi violentamente espancado em uma rua de São Francisco. A agressão, que teria sido motivada por dívidas com traficantes, produziu no trompetista um efeito devastador: ele teve os lábios rachados e perdeu alguns dentes superiores, sendo obrigado a interromper a carreira até se recuperar dos ferimentos.

A peça mostra a primeira sessão de gravação de Baker após o acidente. Ele está inseguro e arredio – e seus companheiros de estúdio (um contrabaixista, um baterista, um pianista e uma cantora), ainda mais. Todos foram reunidos por um produtor que, por ser amigo e admirador do músico, acredita que ele está pronto para voltar à ativa.

“Um espetáculo que contém muita música e drama, exatamente como a vida do nosso retratado: Chet Baker. Um artista brilhante, um talento natural, aprisionado pela droga e pela auto-complacência. Chet é um dos meus ídolos, muitos deles morreram ainda mais jovens. Respiraram música acima da vida. ‘Chet Baker, Apenas um Sopro’, é um grande presente que eu recebi.”, comenta Miklos.

A peça, que transcorre ao longo de uma tarde e o início de noite, mostra a convivência complicada, dolorida e ao mesmo tempo solidária entre os músicos.

A peça se passa dentro de um estúdio de gravação, o cenário é assinado pelo Grupo Academia de Palhaços, figurinos exclusivos, especialmente criados para o espetáculo, pelo estilista João Pimenta, iluminação de Aline Santini e direção musical de Piero Damiani.

“O espaço em cena é o estúdio de música que funciona de forma real, com seus instrumentos e aparelhos sendo usados e acionados pelos próprios atores, tudo sem a utilização de trilha gravada. O que ouvimos, sendo da voz ou dos instrumentos deles, vem sempre da área de atuação. Tudo é ao vivo. Mesmo princípio busquei para a nossa iluminação, as luzes não estão nas varas ou refletores do teatro, elas são integradas ao cenário-estúdio. Por esse motivo, embarquei em outra zona de risco como diretor, trazendo à cena apenas atores que tivessem ligação direta com o universo da música”, diz o diretor José Roberto Jardim.

SERVIÇO
‘Chet Baker, Apenas um Sopro’
Onde: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha
Quando: De 12 a 14 de julho, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h
Quanto: Preço único de R$ 80. Cadeiras numeradas. Há 50% desconto para clientes Vivo para a compra de até 2 ingressos por identificação. Desconto de 50% para clientes Porto Seguro.