SMCS

A criação de um projeto de um absorvente feminino orgânico produzido a partir da fibra de banana rendeu à estudante curitibana Rafaella de Bona Gonçalves, 22 anos, o prêmio alemão “If Design Talent Award”, um dos maiores da área no mundo. Ela foi a única brasileira premiada na edição deste ano, que contou com 9 mil projetos inscritos.

Rafaella apresentou o projeto ao prefeito Rafael Greca, na noite desta segunda-feira (14/10). Ela quer que o absorvente íntimo possa ser produzido e distribuído gratuitamente a mulheres que vivem em situação de rua.

“As mulheres que vivem nas ruas enfrentam problemas que afetam mais intensamente a elas, como a gravidez, as agressões sexuais e a pobreza menstrual, problema que atinge as pessoas que não têm dinheiro para comprar produtos de higiene”, explicou.

Greca parabenizou Rafaella pelo projeto inovador e, ao final da reunião, a presentou com uma gravura. “Rua não é moradia, todas as pessoas deveriam morar em uma casa, ter uma vida digna”, disse.

O prefeito ressaltou que as mulheres em situação de rua que vivem em Curitiba recebem absorventes íntimos nas unidades da Fundação de Ação Social (FAS). Curitiba tem hoje aproximadamente 100 mulheres nessa situação.

Patente
Estudante do 3º ano de design de produto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafaella explicou que o projeto ainda é um conceito e que antes de ser produzido, precisa ser patenteado.

A ideia surgiu durante um trabalho de conclusão de curso de especialização em design de soluções, que teve como tema a erradicação da pobreza, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sugeridos pela ONU.

Presenças
Participaram da reunião o presidente da FAS, Thiago Ferro, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Maria Alice Erthal, o vereador Geovane Fernandes, e o assessor Fernando Cogrossi.