Publicidade

Estudantes da Unicamp decidem desocupar prédio da reitoria

Os estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiram hoje (16), em assembleia, por maioria de votos, desocupar o prédio da reitoria. No entanto, eles só vão deixar o local na segunda-feira (21) para que seja feita a limpeza e a arrumação do prédio, segundo informou à Agência Brasilum integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que preferiu não se identificar.

O objetivo do movimento nunca foi o ataque ao patrimônio por isso queremos fazer antes a limpeza e organização do local para que tudo seja entregue em ordem, disse. Os estudantes ocupam o prédio da reitoria desde o dia 3 de outubro. Eles reivindicam principalmente a retirada da Polícia Militar do campus, que foi autorizada pela reitoria desde que um estudante foi morto a facadas em uma festa ocorrida na universidade, no mês passado.

A Unicamp informou, por meio de nota à imprensa, ter tomado ciência do resultado da assembleia e que vai esperar um contato dos alunos para acertar os detalhes operacionais da desocupação.

No dia 4 de outubro, o juiz Wagner Roby Gídaro, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, no interior de São Paulo, concedeu a reintegração de posse do prédio, solicitada pela reitoria. Em sua decisão, o juiz disse que a ação de reintegração de posse deveria ser precedida por uma tentativa de consenso e diálogo entre a instituição e os estudantes e que essa tentativa só seria substituída pelo uso da força física em última instância.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES