Divulgação

O número de animais domésticos abandonados durante a pandemia do coronavírus é até cinco vezes maior do que antes da era Covid-19. Os dados, compilados por organizações não-governamentais, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e pela SaferNet Brasil, organização que monitora conteúdos que violam direitos na internet, mostram um cenário preocupante.

Pensando sobre a situação de animais de estimação que ficam sem lar e precisam de apoio, especialmente durante a pandemia, estudantes do 5º e do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, desenvolveram projetos de conscientização sobre o tema.

“A importância de conscientizar é que não estamos tratando de um brinquedo, um objeto inanimado, mas sim de um ser vivo, que traz muitas alegrias a seus donos”, conta a professora responsável pelo 5º ano, Elaine de Oliveira. Ela explica que os alunos gostariam que as pessoas considerassem o sentimento do animal ao ser abandonado.

Com base nisso, o grupo gravou um vídeo mostrando os benefícios de conviver com um animalzinho e também da importância de valorizar a adoção. “Se existem tantos animais nas ruas sofrendo, precisando de um lar, de pessoas que os tratem bem, não há motivos para comprar”, salienta Elaine. Os estudantes também elaboraram cartazes e um poema sobre o tema e fizeram entrevistas com pessoas que contaram sobre a experiência da adoção.

 

Apoio a protetores

A turma do 4º ano B do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, criou uma campanha, em parceria com a a Casa do Produtor, para arrecadar ração para os animais acolhidos por protetores. De acordo com a professora responsável pela turma, Juliana Scorsin, a ação nasceu da curiosidade dos estudantes. “Pesquisando, eles aprenderam sobre a situação dos animais e tiveram a ideia de arrecadar ração para apoiar os protetores”, revela.

Os alunos estabeleceram a parceria e estão divulgando para arrecadar a maior quantidade possível de alimento para ajudar os protetores independentes que a Casa do Produtor apoia.

As iniciativas fazem parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) desenvolvido no colégio, e teve início quando os estudantes refletiram sobre reportagens que revelavam um aumento de animais abandonados na pandemia. “Eles não entendiam porque isso acontecia, pensavam que como estamos mais em casa, podemos dar mais atenção aos bichinhos e também se distrair e brincar com eles”, lembra Elaine.

Serviço – Em busca de um mundo melhor – campanha de arrecadação de ração

Data: durante o mês de outubro
Local: Sedes da Casa do Produtor:

Matriz – Rua Engenheiros Rebouças, 1826 – Curitiba/PR
Filial – Av. Nossa Senhora Aparecida, 661 – Curitiba/PR
Filial – Av. Ver. Toaldo Túlio, 4110 – Curitiba/PR