Divulgação

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) alcançaram o trending topic do Twitter nesta quarta (20) com a campanha #reduzPUCPR pedindo a redução das mensalidades durante a pandemia de coronavírus. Neste período, as aulas são todas online e muitos alunos estão com dificuldades financeiras por conta da crise econômica causada pela crise do Covid-19.

A campanha #reduzpucpr foi iniciada pelo Centro Acadêmico de Serviço Soocial e depois mais de 60 entidades de representação estudantil da PUCPR, de todos os campos, inclusive o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O presidente do DCE, Miguel Bugalski, disse que os estudantes precisam mais que flexibilização de mensalidades, mas descontos efetivos. “Nós encaminhamos dois ofícios para a direção da universidade pedindo descontos  e a resposta foi uma flexibilização da mensalidade, com parcelamento, mas não uma redução da mensalidades. E isso não adianta para o estudante em crise financeira”, afirmou ele.  

A campanha consiste em uma grande campanhas nas redes sociais, principalmente Twitter e Instagram, que pede que os estudantes postem a campanha e marquem cinco amigos. “Estamos conseguindo visibilidade para a campanha, já que alcançamos o trending topic do Twitter”, disse o presidente do DCE. 

Para resolver as questões financeiras durante a pandemia, a instituição implantou o que chama de célula de flexibilização para “deliberadar medidas individuais àqueles estudantes que comprovarem a necessidade de apoio no pagamento de mensalidades durante este momento de pandemia, com soluções customizadas a partir das possibilidades da Universidade.” A reportagem do Barulho Curitiba pediu na terça-feira (19) à assessoria da PUCPR um levantamento sobre quantos universitários foram  beneficiados pela ‘flexibilização’, mas até essa quinta (21) não obteve resposta. 

Leia mais no Barulho Curitiba