
Athletico Paranaense e Estudiantes de la Plata decidem uma vaga na semifinal da Copa Libertadores nesta quinta-feira (dia 11) às 21h30, na Argentina, onde se enfrentam na partida de volta das quartas de final. No jogo de ida, em Curitiba, empate em 0 a 0. Quem vencer agora fica com a vaga e vai enfrentar Palmeiras ou Atlético-MG.
A imprensa argentina especula que o Estudiantes pode ter força máxima nesta quinta-feira. Segundo o Diário Olé, o centroavante Leandro Díaz e o zagueiro Fabrício Noguera avançaram na recuperação de lesões e podem figurar contra o Athletico. Os dois não vieram a Curitiba.
Além disso, o centroavante Mauro Boselli (37 anos, ex-Corinthians e Boca Juniors) pode ser a novidade como titular. Ele esteve na Arena da Baixada, mas ficou no banco, já que estava recém-recuperado de lesão. Agora, pode começar como titular, no lugar do uruguaio Mauro Mendez, 23 anos, recém-contratado do Montevidéo Wanderers. Ele é o artilheiro da 1ª divisão uruguaia 2022, com 11 gols em 20 jogos (15 como titular). E foi o goleador da equipe na Copa Sul-Americana 2022, com quatro gols em 8 jogos (4 como titular).
Boselli, porém, é o goleador do Estudiantes na temporada 2022, com 13 gols em 27 partidas. Ele atuou nos 20 minutos finais do jogo de domingo – empate em 0 a 0 com o San Lorenzo, pelo campeonato nacional. Nessa partida, o treinador usou apenas reservas na formação inicial.
O argentino Leandro Díaz (30 anos, ex-Atlético Tucumán) é o vice-artilheiro da equipe em 2022, com 10 gols em 34 partidas.
Boselli e Díaz são importantes no estilo de jogo do técnico Ricardo Zielinski, baseado no jogo aéreo. Outra peça importante é o zagueiro argentino Fabian Noguera, 29 anos e 1,93 m de altura. O jogador (ex-Santos) também está em fase final de recuperação e pode ser titular contra o Athletico.
ESQUEMA TÁTICO
No jogo de ida, na Arena, o Estudiantes usou o 5-4-1 para se defender e o 3-4-3 para atacar. No entanto, Zielinski vinha adotando o 4-2-3-1 como base. Em alguns momentos, escalou a equipe com dois centroavantes. Nem o Diário Olé quis arriscar qual será o formato da equipe nesta quinta-feira.
A provável escalação, caso seja mantido o 5-4-1, é Andújar; Godoy, Rogel, Morel, Lollo (Noguera) e Más; Zuqui, Jorge Rodríguez, Manuel Castro e Piatti; Mauro Mendez (Boselli).
No caso do 4-4-2, com dois centroavantes, um dos zagueiros deixaria a equipe.
MÁ FASE
O Estudiantes vive má fase na temporada. Só somou duas vitórias (contra Fortaleza e Barracas Central) nas últimas 13 partidas. Nos outros jogos, cinco empates e seis derrotas. No campeonato nacional, está em 23º lugar entre os 28 participantes, com três vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Na Copa da Argentina, foi eliminado pelo Belgrano, da segunda divisão, uma fase antes das oitavas de final.
DESTAQUES
O principal destaque do Estudiantes em 2022 é o meia-ponta uruguaio Manuel Castro, 26 anos. Ele soma 71 jogos, 13 gols e 4 assistências pelo clube argentino. Ele está no Top 10 do ranking de desempenho do Sofascore da Libertadores 2022, com nota média 7,56 — o melhor do Athletico nesse ranking é o lateral Abner Pablo, em 62º lugar, com nota média 7,18.
O goleiro é Andujar, 39 anos, que tem 11 jogos pela seleção argentina. Esteve em duas Copas do Mundo (2010 e 2014) e três edições da Copa América. Foi campeão da Libertadores 2009 com o próprio Estudiantes.
Na bola aérea, o destaque é o zagueiro uruguaio Rogel (24 anos, 1,90 m de altura, ex-Toulouse-FRA). Ele é 3º artilheiro da equipe em 2022, com sete gols em 32 jogos.
O clube argentino conta ainda com o ponta Pablo Piatti, 33 anos, que ficou 12 anos na Espanha e acumulou 47 gols em 313 jogos pela primeira divisão espanhola.