Divulgação/Assessoria de Imprensa

No início de dezembro, o Clube Athletico Paranaense divulgou sua nova identidade visual e, junto com a nova logomarca e a nova grafia do nome, vieram também os novos mascotes. Agora o clube passa a contar com a Família Furacão, e o responsável pela criação dos personagens foi a SPIRIT Animation, um dos principais estúdios de animação do Brasil, com sede em Curitiba.

“A ideia da familia veio com o intuito do próprio Athletico de representar perante seus torcedores os ideiais que personalizam o clube: ambição, entusiasmo, rebeldia e inovação. Dessa forma, cada membro da familia encarnaria um desses ideiais, e, somados, resultariam no furacão. São figuras fortes que representam a mulher, o homem, a criança e a conexão com as inovações e tecnologias, e que, juntos, são tão fortes que representam o furacão”, explica Fernando Macedo, CCO da SPIRIT Animation.

A prioridade foi trazer um traço que agradasse a todos, crianças e adultos e fazer com que os torcedores se aproximem de mais esse elemento da identidade visual. “Para a criação, a SPIRIT dedicou mais de um ano de pesquisa, sempre junto ao Athletico, com muito estudo sobre a cultura dos mascotes, as inúmeras possibilidades que existem, e o perfil da torcida atleticana. Durante todo esse processo foram vários estudos e personagens até chegar à Família Furacão. O cachorro, em especial, tem tido grande apelo com as crianças”, conta Macedo.

Resistência às mudanças

Lançados na véspera da decisão da Copa Sul-Americana, os novos elementos receberam críticas de alguns torcedores, que se opuseram às mudanças. “Quando se trata de futebol, e, sobretudo de um time tão representativo e tradicional do Paraná, é complicado mesmo. Toda mudança exige um processo de adaptação, e não seria diferente com o Athletico. Nosso principal objetivo é conseguir uma conexão forte com as crianças e a nova geração, somando na estratégia de comunicação do time, deixando o universo do furacão ainda mais emocionante”, diz Fernando.

Já quanto aos novos mascotes, Fernando comenta: “Muitas pessoas têm comparado a Família Furacão com traços da Disney. Se for o caso, não vejo isso como algo ruim, afinal, os personagens Disney estão entre os mais carismáticos e amados do mundo”, finaliza.

Sobre a SPIRIT Animation

A SPIRIT Animation possui mais de uma década produzindo campanhas para marcas como DISNEY, ERICSSON DUBAI, NIKE CHINA, TIM ITALY, etc. Entre sua gama de serviços oferecidos estão produções de animação 3D, 2D, direção e roteiro, criação de stills para ilustrações, efeitos visuais de pós-produção, motion-design e novas tecnologias (realidade aumentada e realidade virtual).

A produtora também atua na área de Entretenimento, criadora da Série Animada CARLOS™ (104 episódios na DISNEY XD, AMAZON PRIME, etc), colaborando com animações para os longas "Sheep and Wolves" (Russia), "Snow Queen 3" (Russia), ''Big Trip'' (Russia) e games, como o jogo ''Perigosa Mente''(Detran-PR), ''CARLOS™ RACING'' e ''CARLOS FIGHTER'' (em produção).