Rodrigo Félix Leal/ANPr

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove, nesta quarta-feira (15), em Curitiba, um evento para apresentar o potencial de movimentação de cargas nos portos do Paraná. No encontro, que contará com a presença de lideranças do setor produtivo paranaense e integrantes do governo do Estado, com transmissão ao vivo para investidores nacionais e estrangeiros, também será abordado o projeto da Nova Ferroeste, que ampliará a capacidade de escoamento da produção para os terminais portuários.

Entre os palestrantes estarão o diretor-presidente do Porto de Paranaguá, Luiz Fernando Garcia da Silva; o diretor comercial e institucional do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Thomas Lima; o consultor do empreendimento do Porto Guará, Luiz Henrique Tessuti Dividino; e o coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes.

Eles apresentarão a evolução da movimentação de cargas nos portos, além dos investimentos públicos e privados previstos para ampliar a capacidade portuária do Paraná. Como, para acompanhar o aumento da movimentação nos portos, é necessário ampliar também a infraestrutura de transportes que escoa a produção até o litoral, o evento detalhará ainda o projeto da Nova Ferroeste. Com 1.285 quilômetros de extensão, o traçado proposto ligará os municípios de Maracaju (MS) e Paranaguá (PR). Quando a ferrovia estiver concluída, será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do país por volume de carga.

O evento será realizado no Campus da Indústria do Sistema Fiep, das 9h às 11 horas de quarta-feira. Devido às limitações de público em decorrência da pandemia, a participação presencial será restrita a convidados. Porém, o encontro será transmitido ao vivo pelo Canal da Indústria do Sistema Fiep.