Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio anunciaram, nesta quarta-feira, o cancelamento da etapa da Copa do Mundo de Ginástica que serviria de evento-teste olímpico, nos dias 4 e 5 de abril. As autoridades da Tóquio-2020 dizem que tentarão realizar um “teste operacional” na mesma data, mas não informaram se os atletas irão participar.

Até 6 de maio, mais 15 eventos estão programados, mas poucos deverão ser realizados. O certo é que apenas atletas japoneses deverão participar.

Apesar de todos os cuidados com a pandemia de coronavírus em todo o planeta, os organizadores da Olimpíada de Tóquio continuam afirmando que os Jogos terão a abertura garantida para 24 de julho.

Uma pesquisa atual mostra que 70% dos japoneses não acreditam que o calendário será mantido como está programado.

Está prevista para sexta-feira a chegada no Japão da tocha olímpica, vinda da Grécia. O início oficial do revezamento de quatro meses em território japonês começa no dia 26, na prefeitura de Fukushima, no nordeste do Japão.

Os organizadores pedem para que o público não se aglomere ao longo da rota da tocha para evitar uma maior proliferação do coronavírus. Caso haja uma grande quantidade de pessoas, o percurso poderá ser alterado. O fim do revezamento está previsto para 24 de julho no novo estádio nacional de Tóquio.