Decom/PM Pontal do Paraná

O ex-comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, o Coronel da Reserva Nemésio Xavier de França Filho, morreu nesta manhã de terça-feira, 1º de dezembro. Segundo as informações preliminares Xavier teve um infarte fulminante. Ele estava em um lanchonete no bairro Batel, em Curitiba. Houve tentativa de reanimação por parte do socorristas, mas sem êxito.

A Polícia Militar do Paraná decretou luto oficial de três dias, “consternada com a perda de um integrante que deixou um grande legado na Corporação. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve”, informou a PM.

O coronel Xavier foi Comandante-Geral da PM de 16 de janeiro de 2006 a 05 de abril de 2008. Ele ingressou na Polícia Militar em 1974 e atuou nas mais diversas funções e unidades operacionais e administrativas, até alcançar o mais alto cargo. Após mais de três décadas de serviço na Corporação, continuou a atuar pela segurança pública no Litoral do estado, e foi secretário de Segurança, Cidadania e Direitos Humanos de Pontal do Paraná.

“O coronel Xavier foi um oficial que, além de semear a fraternidade e a amizade, trabalhou em prol da Polícia Militar do Paraná e do Povo Paranaense. Em sua carreira profissional, serviu tanto em unidades do interior, como 16º Batalhão, como também na Capital, na antiga Companhia de Choque, onde tive o privilégio de ser recebido por ele, conhecê-lo e desfrutar da sua amizade”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

O Comandante elogiou ainda a postura do coronel Xavier e desejou condolências a toda família do oficial. “Com certeza fará falta em nosso meio pela sua alegria, jovialidade, franqueza e raciocínio estratégico. As fileiras dos paladinos da justiça sofrem uma baixa terrível nesse momento mas, com certeza, ele está retornando aos braços do Deus Todo Poderoso, a quem ele respeitou e praticou a boa palavra durante toda sua vida. A despedida é de um amigo, de um irmão”, afirmou o coronel Péricles.

No começo da tarde o governo do Estado também publicou nota lamentando a morte do ex-comandante.

“O Governo do Estado expressa imenso pesar pela morte do coronel da Polícia Militar do Paraná, Nemésio Xavier de França Filho, ocorrida nesta terça-feira (01/12), por infarto. O governador Carlos Roberto Massa Junior manifesta condolências à família e amigos neste momento profunda dor e tristeza”.