Mercado da bola

Ex-Coritiba, Kazim é contratado pelo clube de Wayne Rooney

Kazim no Derby: companheiro de Rooney e comandado por Cocu
Kazim no Derby: companheiro de Rooney e comandado por Cocu (Foto: Divulgação/Derby County)

O atacante Colin Kazim-Richards, de 34 anos, foi anunciado nessa quinta-feira (dia 15) como novo reforço do Derby County, fundado em 1884. Bicampeão da primeira divisão inglesa (1972 e 1975), o clube hoje está na segunda divisão e é comandado pelo técnico Philip Cocu, ex-jogador da seleção holandesa e do Barcelona. A estrela da equipe é o atacante Wayne Rooney, 34 anos, que tem 53 gols e 120 jogos pela seleção inglesa.

KAZIM NO CORITIBA
Kazim-Richards jogou no Coritiba em 2016. Ele estava livre no mercado e foi contratado para o Brasileirão daquele ano. Atuou em 25 jogos (4 pela Copa Sul-Americana), marcou 3 gols e participou diretamente de outros 7 (entre assistências, pênaltis sofridos e chutes que provocaram rebotes).

No final de 2016, o Coxa vendeu o atacante, por valor equivalente a 295 mil euros, para o Corinthians.

KAZIM APÓS O CORITIBA
O atacante, que atua como centroavante ou nas pontas, não conseguiu se destacar no Corinthians. Foram 33 jogos e 2 gols. Deixou o clube paulista em julho de 2018 e seguiu para o México.

No futebol mexicano, somou 18 gols em 56 jogos por Lobos BUAP, Veracruz e Pachuca.

ELOGIOS
O técnico Philip Cocu elogiou o novo reforço do Derby County, que estava livre no mercado. “Colin tem muita experiência após ter jogado em vários países ao redor do mundo e nos fornece uma outra característica para a função de centroavante”, declarou, para o site oficial do clube inglês. “Ele treinou com a gente recentemente e nos passou uma ideia de como ele pode se encaixar no nosso time, além da possibilidade de analisarmos sua condição física”, comentou.

HISTÓRIA
O jogador nasceu na Inglaterra, mas defende a seleção da Turquia desde as categorias de base. Pela seleção da Turquia, ele soma 37 partidas, dois gols e quatro assistências. Disputou a Eurocopa de 2008 (atuou em cinco jogos). Outros 18 jogos foram por amistosos, sete por Eliminatórias da Copa e sete por Eliminatórias da Euro. Na maior parte do tempo, foi utilizado como ponta na seleção – atua na direita como na esquerda. Com 1,85 m de altura, jogou também como centroavante em algumas ocasiões.

ALEX
O ídolo coxa-branca Alex, comentarista da ESPN, jogou com Kazim-Richards no Fenerbahce, da Turquia, entre 2007 e 2011. O ex-jogador analisou as características do turco em 2016, durante uma entrevista. “É um jogador de muita força, muita velocidade”, disse, para a rádio Transamérica. “Nunca foi goleador”, completou. “Com o Zico (então técnico do Fenerbahce), ele jogava pelo lado, esquerdo ou direito”, explicou. “Jogou um pouquinho como referência com o Aragonés (espanhol que também comandou o clube turco)”, afirmou. “Na Liga dos Campeões, vencemos o Chelsea por 2 a 1 em Istambul, com um gol dele e outro do Deivid (ex-Coritiba)”, contou. “A Turquia ficou em terceiro da Eurocopa com boa participação dele. É um jogador interessante”, explicou.

CLUBES
O jogador fez as categorias de base no QPR, no Arsenal e no Bury (todos da Inglaterra). Depois, rodou por Brighton e Sheffield Utd, também ingleses. Foi para o Fenerbahce em 2007, comprado por cerca de R$ 7 milhões. Depois, passou por Toulouse (França), Galatasaray (Turquia), Olympiacos (Grécia), Blackburn (Inglaterra), Bursaspor (Turquia), Feyenoord (Holanda) e Celtic (Escócia).