Geraldo Bubniak – Raphael Claus: ex-jogador da Barbarense

Raphael Claus, de São Paulo, foi escolhido para apitar o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, marcado para esta quarta-feira (dia 11) às 21h30, na Arena da Baixada. O primeiro duelo entre Athletico Paranaense e Internacional terá como auxiliares Rodrigo Figueiredo Correa, do Rio de Janeiro, e Neuza Ines Back, de São Paulo. O árbitro de vídeo será Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, de São Paulo, com apoio de Caio Max Augusto Vieira, do Rio Grande do Norte, e Fabrício Portifirio de Moura, também de São Paulo.

Raphael Claus, 40 anos, é de Santa Barbara d´Oeste e foi jogador da Barbarense até os 20 anos, seguindo uma tradição da família Claus (o pai e o irmão também foram atletas profissionais de futebol). Hoje Raphael é personal trainer.

O árbitro ainda não apitou jogos do Athletico em 2019. Já apitou dois jogos do Internacional em 2019 (derrota por 2 a 0 para a Chapecoense e vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro). Em 2018, ele apitou três jogos do Athletico: vitórias sobre o América-MG (por 4 a 0) e Paraná (por 3 a 0) e empate com o Grêmio (0a 0).

Em 2016, 2017 e 2018, Claus foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro.