Arquivo Bem Paraná/Washington Fidélis – Borba Filho (à direita) em treino do Athletico

O ex-técnico Borba Filho, 82 anos, morreu nessa segunda-feira (dia 5) em Itajaí. A causa da morte não foi divulgada.

Ronaldo Augusto Borba nasceu em 3 dezembro de 1938, em Curitiba, e começou a carreira de treinador nos anos 70. Comandou Athletico, Coritiba, Maringá, Cascavel, Pinheiros, Barcelona (Equador), Figueirense, Náutico, Joinville e diversos outros clubes até 2000, quando encerrou a carreira de técnico, no Francisco Beltrão.

Foi campeão paranaense em 1984, comandando o Pinheiros, clube que deu origem ao Paraná Clube. Também conquistou o estadual de 1980 com o Cascavel. Outro momento histórico foi com o Coritiba, com o terceiro lugar no Brasileirão de 1979.

Nos anos 2000, começou a trabalhar em outras funções dentro do futebol. Foi comentarista da rádio CBN Curitiba. Em 2005, era auxiliar no Athletico e acabou assumindo como interino após a demissão de Edinho Nazareth. Ele dirigiu o time nos duelos contra o Cerro Porteño, pelas oitavas de final, na Libertadores de 2005. O Athletico passou de fase para enfrentar o Santos, quando a equipe já era comandada por Antonio Lopes.

Em 2006, Borba Filho virou coordenador-técnico do Athletico. Ficou no clube até 2008.

Em 2015, ele criou a JBA Sports.

Borba Filho estava morando em Itajaí e, segundo informações divulgadas pelas rádios Banda B e Transamérica, ele vinha lutando contra um câncer de próstata.