Valquir Aureliano – Viaturas usadas na 2ª Guerra

O Exército Brasileiro comemora desde o final de semana que passou o Dia da Vitória e o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade e que teve cerca de 60 milhões de mortes. Em Curitiba a data será celebrada até o fim do mês de maio com palestra alusiva, solenidade militar e exposição de viaturas antigas.

A exposição de viaturas que participaram da Segunda Guera e usadas pela Força Expediconária Brasileira (FEB) ficaram à mostra pública no sábado e ontem, no Museu do Expedicionário. No mesmo local será realizada, na quarta-feira, uma Solenidade Militar, com a presença de autoridades militares e civis. O 8 de maio é a data da comemoração do Dia da Vitória.

Já no dia 9, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Dennison de Oliveira ministrará no auditório da 5ª Região Militar uma palestra sobre o fim da Segunda Guerra Mundial. E no dia 22 de maio, no primeiro jogo das finais da Recopa Sul-Americana, o Club Athletico Paranaense promete uma homenagem, ainda surpresa, aos ex-combatentes que serviram na FEB.

O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente da Segunda Guerra Mundial. Cerca de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram enviados ao norte da Itália para lutar junto ao Exército Americano.