Publicidade
Em Colombo

Exposição comemora os 140 anos da imigração italiana em Colombo

Museu Crist\u00f3foro Colombo faz parte da mem\u00f3ria dos imigrantes
Museu Crist\u00f3foro Colombo faz parte da mem\u00f3ria dos imigrantes (Foto: Marcio Fausto/PMC)

O Museu Municipal Cristóforo Colombo recebe até 23 de setembro a exposição “140 anos de Imigração Italiana em Colombo” – em celebração aos 140 anos da fundação da Colônia Alfredo Chaves. O objetivo da exposição é de levar a todos a memória da chegada dos primeiros imigrantes italianos em terras colombenses – em meados de 1878 – com a instalação da Colônia Alfredo Chaves nas terras do Butiatumirim. Esses lotes urbanos deram origem a Vila de Colombo, o que hoje corresponde ao Centro da cidade, conhecido também como Sede.
A mostra revela as cidades de origem das 27 primeiras famílias a ocuparem o núcleo colonial. Quem comparecer a exposição também poderá conferir 64 fotografias sobre trabalho, religião e família. Além disso, são expostas notícias publicadas no jornal da época, algumas palavras trazidas por esses vênetos e que permanecem até hoje no vocabulário dos colombenses.
Realizado pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, a exposição conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, lazer e Juventude. A pesquisa Iconográfica ficou a cargo de Bernadete Julia Lovato D’Agostin e Rosangela Kusma Gasparin. Já a pesquisa histórica ficou sob responsabilidade de Diego Gabardo e Fábio Luiz Machioski.
O Museu Municipal Cristóforo Colombo fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro (anexo ao Parque Municipal da Uva), e fica aberto de segunda a sexta das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e aos sábados e domignos das 13 às 17 horas.
 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES