Divulgação

O MuMA – Museu de Arte Municipal de Curitiba tem o prazer de apresentar, a partir de 19 de julho, a exposição “Desdobramento Pictórico / Videre”, do artista Tony Camargo com curadoria de Arthur do Carmo. Na mostra, formada apenas por trabalhos inéditos em vídeo, o artista reflete como a pintura pode ser atravessada por novas tecnologias, reunindo performance, videoarte, cinema, instalação e a própria ideia de pintura em um mesmo objeto.

Utilizando cenários do nosso cotidiano, como depósitos, ferros-velhos, garagens e o próprio museu em que acontece a mostra, o MuMA, o artista recria ambientes usando os objetos que pertencem a cada um desses lugares, encontrando assim a vocação pictórica de objetos comuns. Para o curador Arthur do Carmo, a mostra, além de ser uma exibição valiosa de trabalhos inéditos, permitirá o acesso ao público de materiais que são utilizados no processo de criação do artista. “Há muito tempo procuro exibir esses materiais de processo do Tony, porque apesar de serem apenas uma informação a mais na sua produção pictórica, seus tecidos e plaquinhas de produtos que não existem condensam muito bem as ideias centrais do que o artista realiza.”, comenta.

Reconhecer um objeto comum nos vídeos de Tony Camargo é se deparar com um estranhamento. Uma linha listrada inserida pelo artista digitalmente através do computador se confunde com um aparelho de ginástica também pintado com listras. Balões, desses de festas, somem por dentro dos tecidos que o artista utiliza para se cobrir ou então estouram sem que a gente possa entender muito bem onde eles foram parar. Os vídeos do artista são curtos, duram entre 30 segundos ou menos. Entretanto, nesse pouco tempo, muitas coisas acontecem.

A mostra irá ainda trazer os artistas Daniel Acosta (RS, 1965) e Matheus Rocha Pitta (MG, 1980) para uma conversa aberta com o público, nos dias 20 e 22 de julho, às 19h e 15h, respectivamente. A artista e arte-educadora Juliana Burigo também irá ministrar uma oficina para crianças acima de 6 anos no dia 28 de Julho às 9h. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no local ou pelo telefone 3329-2801.

A abertura da mostra acontece dia 19 de julho, na próxima quinta-feira às 19h e segue em cartaz até o dia 21 de agosto.   

O projeto Desdobramento Pictórico foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, Profice, da Secretaria de Estado da Cultura e recebeu apoio da Copel .

 

Serviço:

Desdobramento Pictórico / Videre

Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte. Av. República Argentina, 3430, Portão / Curitiba/PR.

Quando: Abertura dia 19/07 às 19h. Visitação: entre os dias 20/07 até 21/08. De terça a domingo das 10h às 19h.

Entrada gratuita.

 

Conversa com Daniel Acosta

Quando: dia 20/07 às 19h

Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte. Sala Roseli Giglio. Av. República Argentina, 3430, Portão. Curitiba/PR.

Entrada Gratuita

 

Conversa com Matheus Rocha Pitta

Quando: dia 22/07 às 15h

Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte. Sala Roseli Giglio. Av. República Argentina, 3430, Portão. Curitiba/PR.

Entrada Gratuita

 

Oficina de arte-educação com Juliana Burigo

Onde: MuMA – Museu Municipal de Arte. Sala 1.

Av. República Argentina, 3430, Portão. Curitiba/PR.

Quando: dia 28/07 das 9h às 12h

Inscrições no local ou pelo telefone 41- 3329-2801

Vagas limitadas. Para maiores de 6 anos.