Divulgação

De 2 a 30 de junho, o Shopping Jardim das Américas recebe a exposição “Lida Diária”, do livro que traz poesias sobre o cotidiano e o mundo do trabalho escritas por Paulo Gabardo, com ilustrações de Ana Kawajiri. Os autores estarão presentes na abertura, que será no dia 2, às 19h, no 1º Piso do Empreendimento.

 

O trabalho é tão velho quanto o homem; traz um pouco de dignidade e outro tanto de dinheiro – o qual dizem que não traz a tão almejada felicidade. O mundo dos ofícios é uma batalha entre realização, frustração e esperança, em busca de um equilíbrio entre nossa função social e nossos desejos de uma vida plena, livre e independente. A satisfação é perseguida no consumo, no ócio, na companhia dos outros, na resignação e, para alguns, na ruptura com o modelo ensinado. Lida Diária escancara os dilemas do homem trabalhador, produtivo e produtor dessa estrutura de obrigações veladas, medos inculcados e desejos mal expressados ou mal realizados. O livro extrapola o antagonismo entre o homem alienado e a estrutura social. O trabalho figura como uma alegoria eleita quase acidentalmente pelo autor para representar dúvidas fundamentais, tais como o porquê de existirmos e, dado que existimos, o porquê de o fazermos do modo como o fazemos.

 

Sobre os autores:

 

Paulo Félix Gabardo é economista, servidor público, autor de livros de poesia, compositor e intérprete musical. Nascido em Curitiba descendente de eslavos e italianos, mudou-se para Brasília em 2011. Compõe desde os 15 anos de idade em diversos estilos musicais, samba, bossa, rock, blues, folk e country. Entre suas obras estão os livros Poesias Para Quem Escreve Cartas de Amor e Dobras no Tempo, ambos publicados em Portugal, em 2014. Possui frutífera parceria artística com sua companheira Ana Kawajiri, artista plástica, autora das ilustrações do Lida Diária e do projeto gráfico da primeira edição de Dobras no Tempo.

 

Ana Kawajiri é brasileira nascida em Curitiba (PR). É artista plástica, historiadora da Arte e museóloga. Cursou Pintura na Escola de Música e Belas Artes em Curitiba. Estudou História da Arte e Museologia na École du Louvre em Paris, França. Desde 2014 reside em Brasília (DF). Participa de diversas

exposições pelo Brasil, incluindo o Memorial da América Latina em São Paulo e a Bienal Caixa de Novos Artistas (mostra itinerante em curso nas sedes da Caixa Cultural de todo o Brasil).

 

Serviço:

EXPOSIÇÃO LIDA DIÁRIA

2 a 30 de junho – 1º Piso

Shopping Jardim das Américas – Av. Nossa Sra. de Lourdes, 63 – Jardim das Américas, Curitiba

Entrada gratuita