Divulgação

O artista Cláudio Seto será homenageado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, na quinta-feira (19 de julho), às 16 horas, com a inauguração do Espaço Cultural Cláudio Seto. O evento faz parte das comemorações dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil e contará com a presença do vice-governador da província de Hyogo, Kazuo Kanezawa e das comitivas de Himeji, Nishinomiya, Awaji e da Associação dos Amigos Hyogo-Paraná.

O espaço, que é composto de três andares, foi construído na sede do Nikkei Curitiba, no bairro Uberaba, e abrigará atividades culturais. Para marcar a inauguração do novo prédio será aberta uma exposição, com curadoria de Júlia Ishida, com obras, memórias e registros de Seto. Também será exposta a mostra do Prêmio Cláudio Seto, promovido pela Apaex. A exposição ficará aberta na sexta-feira (20) das 10 às 20 hs e nos dois finais de semana (21/22 e 28/29 de julho), das 10 às 18 hs.

Multiartista

Cláudio Seto (1944-2008) se consagrou como mestre dos 7 instrumentos: desenhista (mangaká, quadrinista, ilustrador e chargista), artista plástico, pesquisador, escritor (jornalista e poeta), fotógrafo, bonsaísta e produtor cultural.

Seto foi o introdutor do estilo mangá no Brasil (1967) e recebeu o prêmio de Mestre do Quadrinho Nacional (1987). Participou de várias exposições de artes plásticas coletivas e salões sendo o primeiro nikkei a ganhar o Salão de Artes Paranaense (1986).

Foi editor de revistas de quadrinhos da Grafipar e chargista e ilustrador dos jornais Correio de Notícias, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná. Escrevia haikai (poesia) e conviveu com poetas como Paulo Leminski, Helena Kolody e Alice Ruiz.

Pesquisou e escreveu livros sobre imigração (Ayumi, Hainê e Bushidô), lendas e horóscopo. Editou os jornais Oriente-se, Jornal Nikkei e Planeta Zen. Cultivou bonsai (árvore em vaso). Foi o idealizador do Imin Matsuri, Haru Matsuri e Hana Matsuri de Curitiba.

Faleceu em Curitiba, em 16 de novembro de 2008. “O Espaço Cultural Claudio Seto é uma justa homenagem a quem dedicou sua vida à preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil”, diz Rui Hara, presidente do Nikkei Curitiba.

Inauguração do Espaço Cultural Cláudio Seto

Data: 19 de julho de 2008

Horário: 16 horas

Local: Nikkei Curitiba

Rua Padre Júlio Saavedra, 598 – Uberaba