Cesar Brustolin/SMCS

A partir desta semana, curitibanos e turistas têm um motivo a mais para dar uma passada na Praça da Espanha, no bairro Bigorrilho. O Centro Cultural Miguel de Cervantes inaugurou a mostra Sopro de Natal, uma coletânea de 22 fotografias sobre o delicado trabalho do artesão do vidro e do Natal José Schebest.

A exposição reúne cópias ampliadas de parte das fotografias de Marcos Campos, da equipe da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba. O material foi produzido na oficina do artesão, no começo da década de 90. As imagens, todas em preto e branco, mostram Schebest soprando, moldando e transformando o vidro em bolas e ponteiras de tamanhos diversos – verdadeiras obras de arte destinadas a compor o cenário mágico do Natal.

José Schebest – ou Silvestre, como muitos diziam, devido à difícil pronúncia do sobrenome de origem tcheca – praticou sua arte durante mais de 80 anos. Ele começou a trabalhar no ofício aos 14 anos, por volta de 1918, e mesmo idoso atuava em sua oficina, no bairro Ahú. Morreu em 2.000, aos 96 anos.

Trabalho delicado
“É uma viagem pelo trabalho tão bonito legado pelo artesão e que pode agradar adultos e crianças”, disse a coordenadora do Centro Cultural, Kathya Menna Barreto, espaço formado pela Casa da Leitura Miguel de Cervantes e pelo ateliê de artes visuais La Mancha.

Para facilitar a vida dos frequentadores que têm animais de estimação, o local é pet friendly. “Os tutores podem aproveitar a parada para ver a exposição e levar os bichinhos pra tomar água aqui ao lado”, observa Kathya, referindo-se ao bebedouro estrategicamente instalado.

A mostra Sopros de Natal faz parte do acervo fotográfico da Casa da Memória. Ele é formado por cerca de 40 mil itens, que podem ser emprestados para a realização de exposições depois de terem sido copiados e ampliados. Os originais permanecem no acervo.

Serviço
Sopro de Natal (exposição fotográfica)
Local: Centro Cultural Miguel de Cervantes (Praça da Espanha, Bigorrilho)
Data: aberto até 6 de janeiro
Pet friendly
Para todos os públicos
Grátis