Museu de História Natural

Exposição vai contar a longa história de amizade entre o homem e o cachorro

(Foto: Luiz Costa/SMCS)

Não é de hoje que os humanos e cães convivem em harmonia e em uma relação de amor e respeito. Para provar isso, o Museu de História Natural do Capão da Imbuia vai promover, entre os dias 9 de outubro a 9 de novembro, a exposição Amigos de longa data – origem dos cães e sua relação com o ser humano.

Com imagens, animais taxidermizados (que passaram por uma técnica de preservação) e atividades lúdicas para as crianças, vai ser possível conhecer os canídeos naturais do Paraná, a origem destes animais e da relação existente entre eles e o ser humano.

Os visitantes também terão informações sobre o trabalho da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. O evento acontece em apoio às ações da Rede, divisão do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna responsável por garantir e buscar melhores condições de vida para os animais da cidade – em especial, cães e gatos.

A visitação fica aberta todos os dias, das 9h às 17h, inclusive no feriado do dia 12 de outubro.

Avaliações e castração

O mês de outubro terá também avaliações clínicas gratuitas nas regionais Cajuru e Bairro Novo; e castrações para animais previamente cadastrados na Regional Matriz. As avaliações fazem parte de um programa da Prefeitura viabilizado por meio de um termo de cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os residentes de Medicina Veterinária da Universidade promovem exames clínicos básicos, administração de medicamentos e vacinação. A ideia é preparar o maior número de animais vindos de famílias com benefícios sociais para as ações de castração do município. Desde o final de julho, já foram atendidos quase 2 mil animais.

Na última semana de outubro, a Rede reúne os protetores de animais da cidade para apresentação das ações e avanços na área.

Amigo Bicho especial

No feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, na sexta-feira (12/10), uma edição especial da feira de adoção Amigo Bicho acontece ao lado do Museu de História Natural do Capão da Imbuia. Serão cerca de 60 animais castrados, vacinados e microchipados à espera de uma nova família. Quem quiser adotar, deve levar RG, CPF e comprovante de residência.

As atividades acontecem na Praça Mansueden dos Santos Prudente (ao lado do Museu), das 10h às 16h. Além da feira, haverá bênção dos capuchinhos para os animais, palestra sobre comportamento canino, jogos para as crianças e visitas guiadas ao Museu de História Natural.

No mesmo dia está prevista para às 14h uma apresentação do projeto Cão Amigo da Guarda Municipal, que faz parte da política antidrogas.  

Serviço: Exposição Amigos de longa data – origem dos cães e sua relação com o ser humano
Data: 9/10 a 9/11
Horário: das 9h às 17h
Local: Museu de História Natural do Capão da Imbuia - R. Prof. Nivaldo Braga, 1369 - Capão da Imbuia
Entrada gratuita 

Avaliações Clínicas
Regional Cajuru
Data: 9/10 a 12/10
Horário: das 9h às 15h
Local: Museu de História Natural do Capão da Imbuia – acesso lateral – Rua Prof. Nivaldo Braga, 1369 – Capão da Imbuia

Regional Bairro Novo
Data: 16/10 a 19/10
Horário: das 9h às 15h
Local: Rua da Cidadania Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado

Amigo Bicho Especial
Data: 12/10
Horário: das 10h às 16h
Local: Praça Mansueden dos Santos Prudente (ao lado do Museu de História Natural do Capão da Imbuia).