CMC/arquivo

O primeiro projeto protocolado na Câmara Municipal de Curitiba em 2020. sugere a criação de uma campanha de conscientização contra a disseminação de fake news. O vereador Rogerio Campos (PSC) propõe que todos os anos, no mês de setembro, sejam realizadas atividades que combatam a proliferação de notícias falsas.

Conscientização
A ideia é realizar durante todo o mês de setembro palestras, debates, rodas de conversas e ações educativas em locais de fácil acesso a comunidade. Estas campanhas devem servir como conscientização para que a população entenda os perigos de produzir, propagar ou reproduzir fake news. O projeto autoriza o Executivo a firmar convênios e parcerias com entidades sem fins lucrativos e instituições que tratam do tema para a realização de eventos, campanhas e atividades.

WhatsApp
O vereador ainda comenta sobre os danos causados àqueles que sofrem com mentiras espalhadas a seu respeito. Por causa dos danos físicos e psicológicos, as vítimas deixam de interagir com as pessoas, se retraem e se excluem. “O que pode começar com algo pequeno em um grupo de WhatsApp ou uma página na internet pode acabar com a vida de pessoas”, diz Rogerio Campos.

Aposentados
Dois servidores aposentados que não fizeram a prova de vida e o recadastramento quando foram convocados para o Censo Previdenciário terão o pagamento do benefício suspenso, a partir deste mês. O edital de suspensão do pagamento de benefício foi publicado no Diário Oficial do dia 16 de janeiro.

Convocados
A suspensão pode ser interrompida, caso eles compareçam ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, localizado no bairro Alto da Glória e cumpram as exigências do Censo Previdenciário. Amauri Cassimiro da Silva e João Ireno Barbosa fizeram aniversário em outubro, mês que deveriam ter comparecido ao Instituto para a apresentação da documentação exigida. Eles foram convocados por correspondência. Também houve publicação no Diário Oficial.

Pesquisa
A Confederação Nacional do Transporte divulga hoje os resultados da nova Pesquisa CNT de Opinião – a primeira de 2020 -, em parceria com o instituto MDA. Realizado em todo o Brasil, o levantamento trará a percepção da população brasileira sobre questões relacionadas ao primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro, além de mostrar como a população avalia o seu desempenho pessoal e o de seu governo. Também vai revelar em quais áreas o presidente tem tido o melhor e o pior desempenhos.

Rejeitado
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) rejeitou as contas de 2017 da prefeitura de Marquinho (região Centro-Sul), de responsabilidade do prefeito, Luiz Cézar Baptistel
Os motivos foram a divergência entre os saldos apresentados no Balanço Patrimonial da prefeitura e aqueles encaminhados ao TCE e o fato de que a Certidão de Regularidade Profissional apresentada pelo contador da prefeitura era válida somente até 31 de março daquele ano.

Déficit
Os conselheiros ainda ressalvaram o déficit de R$ 222.355,29 – correspondente a 1,61% da receita obtida pelo município no exercício – relativo à execução orçamentária e financeira de recursos provenientes de fontes livres. Também foram objeto de ressalvas o atraso na publicação de três relatórios resumidos bimestrais de execução orçamentária e a demora no envio de dados relativos à gestão para tribunal. Em função desta última ressalva e das duas irregularidades que resultaram na desaprovação das contas, o prefeito recebeu três multas, que totalizam R$ 11.539,00.