Publicidade

Falta de manutenção prévia de veículos gera aumento de 25% nos acionamentos de seguro durante feriado

Com a chegada dos feriados prolongados, muitas pessoas aproveitam os dias de folga para viajar de carro, mas para alguns, este momento de descontração acaba se transformando em tensão, uma vez que o índice de carros quebrados e incidentes podem aumentar o trânsito nas estradas.

Um levantamento feito pela Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, mostrou que durante os feriados é esperado uma alta de até 25% na utilização dos serviços de assistências em comparação aos dias normais. Segundo Arthur Ricci, diretor de sinistros da Youse, grande parte das solicitações recebidas são por falhas mecânicas ou elétricas. Em 2018, foram registradas mais de 420 mil panes em estradas brasileiras, principalmente no período de férias, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com Ricci, nas saídas e retornos dos feriados as solicitações mais frequentes são: reboque por panes mecânicas e batidas, serviço de mecânica, envio de táxi e carro-reserva. “Em relação aos acionamentos de acidentes ou como chamamos no mercado de seguros, acionamento de sinistro, podemos estimar um aumento moderado entre 5% e 10%, sendo esses números ligados às condições das estradas e também meteorológicas. Por exemplo, se as pistas estiverem molhadas, a incidência de sinistros se eleva”, diz Ricci.

Buscando tornar sua viagem mais tranquila, rápida, segura e prazerosa, a Youse listou algumas dicas importantes para você que pretende viajar de carro neste feriado:

  • Pneus - checar as condições de conservação e se estão calibrados de acordo com as especificações dos fabricantes. Pneus murchos afetam a estabilidade e eficiência da frenagem dos veículos,
  • Limpadores de pára-brisa – checar se as palhetas do limpador estão em boas condições. Palhetas ressecadas utilizadas em situações de chuva, neblina e falta de luz natural atrapalham muito a visibilidade do condutor,
  • Conferir se os faróis e lanternas do veículo estão funcionando normalmente,
  • Bateria - se seu veículo vem apresentando dificuldade de partida nos dias que antecedem a viagem, pode ser um indicador de que a bateria está prestes a se descarregar completamente, ou que o veículo apresenta problemas no alternador,
  • Verificar o nível do óleo do motor e do líquido de arrefecimento do sistema também podem evitar problemas durante as viagens,
  • Alguma luz de anomalia acesa no painel? Importante checar o motivo da falha antes de pegar a estrada,
  • Consulte um mecânico de confiança previamente, esses itens podem ser checados em poucos minutos, e evitam grandes transtornos.

Vale também:

  • Respeitar os limites de velocidade das vias
  • Prestar atenção nas sinalizações
  • Não realizar ultrapassagens em locais proibidos
  • Não dirigir com sono ou após o consumo de bebidas alcoólicas
  • Garantir que todos os passageiros utilizem cintos de segurança
  • Ter sempre em “mãos” os contatos ou meios de contatos com sua seguradora. Na Youse, você pode fazer tudo pelo aplicativo, 24 horas por dia.

Além de seguir as dicas, uma garantia extra é sempre ter um seguro contratado. A Youse, primeira insurtech do Brasil,  oferece um seguro online totalmente personalizado e inovou ao oferecer um produto totalmente personalizado e sem complicação para contratação ou utilização. No caso do Seguro Auto Youse,  o cliente tem liberdade total de escolher pelo que quer pagar, montando um pacote com as coberturas (batida com perda total, roubo, furto, etc) e assistências (serviços 24h de como guincho, chaveiro, troca de pneus, carro reserva e muitos outros) que fazem sentido de acordo com suas necessidades a partir de R$ 43,82/Mês.

DESTAQUES DOS EDITORES