Imunização

‘Faltam 98 mil doses para vacinarmos o grupo de idosos’, diz Greca, após ser vacinado

Greca: "Cronograma de primeira dose só será divulgado quando as vacinas cheguem"
Greca: "Cronograma de primeira dose só será divulgado quando as vacinas cheguem" (Foto: André Rodrigues)

O prefeito Rafael Greca (DEM) recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Greca tem 65 anos, e integra o grupo que está sendo vacinado hoje. Após ser imunizado, o prefeito afirmou que faltam 98 mil doses para que Curitiba consiga imunizar todos os idosos com 60 anos ou mais.

“Eu quero manifestar uma profunda emoção pelo fato de ter recebido a primeira dose da vacina contra o Covid-19. Eu fico pensando a longa trajetória de sofrimento e heroísmo, desde os que foram capazes de criar esse imunizante em menos de um ano, até os que estamos lutando para que não faltem imunizantes para toda a população. Esse frasco de esperança que foi aplicado em mim, eu quero compartilhar com todos os 98 mil curitibanos que são tidos como idosos, que agora virão para a imunização. Faltam 98 mil doses de vacina para acabarmos o grupo de idosos”, disse.

“Nós temos a capacidade de vacinar 15 mil pessoas por dia. Se nos derem vacinas, nós vamos vacinar. Ontem nós conseguimos vacinar em um único dia 15.277 pessoas. Profundamente feliz, mas também ansioso de cumprir meu dever de imunizar a cidade inteira, declaro a minha alegria de viver para viver esse momento. Eu que estive perto da morte porque contraí o Covid o ano passado”, afirmo o prefeito.

“Eu tenho que confiar no ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que nos assegurou que vai mandar todas as remessas, e que o Brasil tem uma carteira de compras de 300 milhões de doses. Nós, em Deus, esperamos que isso se efetive”, disse Greca.

Segundo ele, o avanço da vacinação depende da disponibilização dos imunizantes pelo Ministério da Saúde do governo federal. “O cronograma de primeira dose só vai ser divulgado no momento em que as vacinas chequem. Determinei à Secretaria da Saúde que só divulgue cronogramas quando há vacinas em estoque. Nós ficamos profundamente envergonhados um dia no começo da vacinação, quando as vacinas acabaram no meio de um grupo e as pessoas tiveram que ser mandadas para casa”, explicou ele.

“Nós estamos trabalhando em todas as frentes. Inclusive na Conectar que é da frente nacional de prefeitos e governadores para tentar comprar vacinas além das que já comprou o governo federal. Mas é algo muito difícil. Mas eu não vou desistir. Nós temos recursos e podemos imunizar a cidade inteira”, disse o prefeito sobre a busca por vacinas.

Greca criticou e brincou com o medo da vacina. “Nós estamos em 2021. Esse era um sentimento de atraso, medo que remonta há 200 anos atrás. Nós já temos uma trajetória de êxito de campanhas de vacinação no mundo inteiro. Esse é um medo que nasce do atraso, da ignorância. Às vezes até como um pretexto para a incompetência das autoridades que não são capazes de cumprir seu dever sanitário. Pelo jeito não virei jacaré”, disse.