Curitiba ganha, até a primeira quinzena de junho, a primeira Fazenda Urbana do Brasil. As obras finais no espaço de 4.435m² da Prefeitura, ao lado do Mercado Regional do Cajuru, estão em ritmo acelerado. Na última semana, o prefeito Rafael Greca visitou o local que irá reunir os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico.

“De temperos a legumes e verduras, teremos canteiros para todas as estações do ano”, destacou Greca. A Fazenda Urbana será administrada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Além das hortas comunitárias, o complexo está recebendo composteiras, estufas de mudas e caixas do projeto Jardins de Mel, com abelhas nativas sem ferrão. Boa parte das estruturas, muitas em contêineres, já está concluída.
Um dos destaques do projeto é a acessibilidade. Estão sendo criadas estruturas suspensas para que cadeirantes possam participar dos plantios.
O complexo ainda contará com um restaurante-escola, banco de alimentos, espaço para eventos e treinamento.


Como inserir plantas que purificam o ar em sua casa

Flores que purificam o ar são uma alternativa barata e acessível de filtrar o ar de ambientes fechados por meio de trocas gasosas naturais.
Recomenda-se a presença de uma planta purificadora de ar a cada 10m², para que estas metabolizem de 30% a 90% dos poluentes presentes no ambiente. Sendo assim, ao elaborar um arranjo de flores purificadoras de ar para apartamento, por exemplo, será possível eliminar os principais gases nocivos além de decorar o ambiente sem grandes esforços.
A melhora na qualidade do ar é notada em pouquíssimo tempo e tem ação duradoura, fazendo com que o hábito de ter flores em casa se torne algo fundamentalmente agradável. Para quem possui crianças com problemas respiratórios em casa, a presença de flores que purificam o ar pode diminuir a quantidade de crises e garantir assim o bem-estar em longo prazo, com a diminuição da necessidade de remédios ou aparelhos respiratórios.
Conheça as principais flores que purificam o ar
Quanto maior for a diversidade de flores presentes, melhor será a qualidade do ar. Contudo, é importante ficar atento às plantas que soltam pólen em demasia ou que podem ser prejudiciais, caso ingeridas por cães ou gatos. Separamos uma lista com as principais flores que purificam o ar para você decorar sua casa e melhorar sua qualidade de vida. Confira algumas: Lírio da Paz,
Gérbera, Antúrio, Crisântemo, Violeta Africana, Bergônia, Samambaia e Azaléia.


Parques Nacionais continuam fechado para visitação

O Ministério do Meio Ambiente informa que, por determinação do Presidente da República, continua suspensa a visitação pública em todas as unidades de conservação federais pelo período de uma semana a contar da presente data.

O turista que tiver comprado ingresso para algum atrativo em parque nacional deverá solicitar o cancelamento dos bilhetes, compra dos serviços e reembolso diretamente à concessionária que atua prestando essas atividades. Todos os concessionários já foram comunicados da decisão de fechamento das UCs.

Abaixo, estão listados todos os parques nacionais que contam com serviços concessionados:

• Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: ingressos, camping, trilhas e cachoeiras, travessia Sete Quedas.
• Parque Nacional do Itatiaia: ingressos, camping, trilha Agulhas Negras, serviços diversos de atendimento ao visitante.
• Parque Nacional do Pau Brasil: ingressos, transporte interno, trilhas.
• Parque Nacional da Tijuca: ingresso ao Cristo Redentor, Centro de Visitantes Paineiras-Corcovado, transporte interno.
• Parque Nacional de Fernando de Noronha: ingressos, acesso às praias e serviços de atendimento ao visitante.
• Parque Nacional da Serra dos Órgãos: ingressos, travessia Petropólis-Teresopólis, abrigos de montanha.
• Parque Nacional do Iguaçu: ingressos, transporte interno, trilhas, visita às Cataratas do Iguaçu, voo panorâmico, passeio embarcado Macuco Safari, hospedagem no Hotel Belmond, restaurante Porto Canoas.

Mais informações em www.icmbio.gov.br


Incêndios ambientais crescem 33% no Paraná no 1.º trimestre

As ocorrências de incêndios ambientais no Paraná aumentaram em 33,14% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados do Corpo de Bombeiros, divulgados nesta segunda-feira (27), mostram que em março deste ano (um mês de clima seco em todo o Estado) foram registrados 1.016 casos a mais que no mesmo mês de 2019, quando foram 574 ocorrências. Isso se deve, principalmente, porque neste ano a estiagem chegou cerca de cinco semanas antes do previsto.
No geral, foram registrados 2.731 casos de janeiro a março deste ano contra 1.826 nos primeiros três meses de 2019. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, o aumento de mais de 30% de incêndios ambientais deve-se às mudanças climáticas.
“Normalmente o nosso período de seca é do final do outono em diante, mas este ano começou mais cedo, já em março, então estamos recebendo inúmeros chamados e nos preparando para o pico das ocorrências de incêndio florestal, que deve ocorrer no período de junho e julho”, explicou.
No comparativo, os meses de janeiro e fevereiro deste ano registraram diminuição nas ocorrências de incêndios ambientais: foram 623 casos em janeiro de 2019 e 536 no mesmo mês deste ano (redução de 16,23%). Já se comparado com fevereiro, foram 24 ocorrências a menos em 2020 em relação ao mesmo mês do ano anterior (caiu de 629 para 605).