Daniel Castellano / SMCS

Cerca de 600 vagas de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência são ofertadas, nesta sexta-feira (28/9), no Dia D da Semana da Empregabilidade promovida pela Prefeitura de Curitiba. A feira de empregos do Dia D aproxima candidatos e contratantes, que podem apresentar as características das vagas e os perfis necessários para preenchê-las.

O prefeito Rafael Greca prestigiou o Dia D, que neste ano levou 36 empresas interessadas em contratar à sede da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no bairro Cristo Rei.

“A cidade fica melhor depois deste dia abençoado. É a nossa Curitiba cada vez mais humanitária”, disse o prefeito, que percorreu todas as salas onde se reuniam candidatos e ofertantes de vagas e agradecer a parceria das empresas.

Semana da Empregabilidade

O evento foi organizado pela Fundação de Ação Social – FAS Trabalho e a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Desde segunda-feira (24/9), foram feitas palestras, workshop para empresas e trabalhadores com deficiência e oferecidas vagas nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) das Ruas da Cidadania.

Responsável pelo programa de inclusão de pessoas com deficiência do Grupo Marista, Rafael Bonfim anunciou a oferta de dez vagas de trabalho. Como ele, que é cadeirante, as organizações maristas empregam 360 trabalhadores com deficiência em cinco estados. “São oportunidades em várias áreas, desde o setor de atendimento até o financeiro da PUC (a universidade do grupo)”, explicou ele no corredor do local, a fim de orientar os candidatos que aguardavam a hora de se apresentar às empresas.

Expectativas e determinação

Entre os interessados em uma vaga de emprego estava o tecnólogo em Processos Gerenciais Fernando Machado Nogueira, de 27 anos. Ele se formou no ano passado e nunca trabalhou na área. “Estou confiante que pode dar certo”, disse o rapaz, que há 14 anos ficou parcialmente surdo em consequência de meningite.

O técnico de contabilidade Raul Frederyco Grafi Bialli, 44 anos, tem deficiência motora e foi ao mutirão atrás de uma vaga de assistente administrativo. Confiante, ele aconselha quem tem outros tipos de deficiência a não desistir. “Isso também é continuar a luta pelos nossos direitos”, disse.

Desdobramentos

Do evento, eles saem com encaminhamentos orientados pelo Sine para continuar a entrevista. As empresas têm 30 dias para informar à FAS e à Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre as contratações.

Também participaram do Dia D, representando a FAS,  a superintendente da Assistência Social e do Trabalho, Roberta Cristina Pivatto Borges de Mello, a assessora dos Núcleos Regionais, Veranice Hayashida, e o diretor de Relações do Trabalho, Cesário Ferreira Filho.