Divulgação – Ebanx

Três tendas gigantes na Rua XV de Novembro, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Alameda Doutor Muricy, irão receber 14 startups curitibanas, que irão expor seus produtos, soluções e serviços. Boa Impressão (impressora 3D popular), Ebanx (pagamento em sites estrangeiros), Hi Technologies (saúde), VRGlass (realidade virtual na educação e treinamento), Prevention (Adam Robo), 4vants (inspeção remota) e Favo Tecnologia (hortas residenciais automatizadas) são algumas das empresas que vão apresentar suas inovações na Feira da Inovação, que marca os 326 anos de Curitiba com a apresentação das novas tecnologias que já estão impactando a vida dos curitibanos.

A mostra que começa hoje e segue até sabado, será no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro, e reune startups, universidades, representantes da economia criativa e projetos da Prefeitura. Também terá um desfile de moda conceitual, comemorativo ao aniversário da capital, com estampas inspiradas em artistas curitibanos e peças de artesãos locais das lojas #CuritibaSuaLinda.
“Todas as startups da Feira de Inovação foram destaques no Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorreu na semana passada, e agora é hora da população também ver de perto as novidades criadas por elas”, salienta Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pela organização do evento comemorativo.

Ela reforça que todas as empresas integram o Vale do Pinhão, o movimento do município e do ecossistema para levar a inovação para toda a cidade. “Serão três dias para os curitibanos conhecerem as inovações que garantiram à capital o título de cidade mais inteligente do país”, frisa ela.
Duas equipes de competição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também vão expor veículos construídos por estudantes e que buscam ser mais eficientes em termos de energia. Uma das atrações será um Baja, pequeno modelo off-road para uma pessoa e que alcança a velocidade máxima de 60 km/h.

Serviço
Data: de hoje a sábado (30/3)
Horários: Quinta-feira (28/3), das 13h às 19h; sexta-feira (29/3), das 9h às 19h; e sábado (30/3), das 9h às 13h. O desfile ocorre na sexta-feira (29/3), às 15h. Já os pitchs estão programados para sexta-feira (29/3), durante todo o dia de funcionamento do evento.
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Alameda Doutor Muricy, no Centro.


Conheça as startups que estão expondo

Beetools
Escola de idiomas curitibana usa a realidade virtual e a inteligência artificial para ensinar inglês.

Ebanx
No Brasil, 40% dos correntistas têm acesso limitado a produtos financeiros, incluindo cartão de crédito internacional. É esse espaço que a startup curitibana Ebanx ocupa. Entre os clientes mais conhecidos do Ebanx estão Airbnb, AliExpress, Gearbest, Spotify e Wish.

MCities
A startup curitibana adotou soluções da chamada “Internet das Coisas” (rede de tecnologia embarcada capaz de coletar e transmitir dados) para criar as duas primeiras ruas “interativas” do Brasil. Na Alameda Prudente de Morais e na Rua XV de Novembro.

Prevention
O Adam Robo é a segunda geração de um equipamento de pré-teste de visão criado pela startup curitibana Prevention.

VRGlass
Além de produzir óculos de realidade virtual para smartphones, a VRGlass desenvolve conteúdos educacionais, de treinamento e promocionais para serem utilizados por meio da realidade virtual, aumentada e mista.

Smart Matrix
A empresa da capital desenvolve softwares baseados em inteligência artificial para gestão geográfica e territorial.

Favo Tecnologia
A Favo Tecnologia é uma startup da capital que surgiu, há dois anos, e comercializa hortas verticais (Apis) automatizadas para pequenos espaços com autoirrigação via aplicativo de smartphone

ForeVR
Startup, que irá se instalar no Worktiba Cine Passeio, é especializada em foto e filmagem 360° e realidade virtual. A empresa busca proporcionar ao usuário uma experiência totalmente imersiva, com cenas dinâmicas e fluidas.

4vants
Voltada a empresas e concessionárias do setor elétrico, a startup usa drones e inteligência artificial para inspecionar de forma remota as redes de distribuição e transmissão de eletricidade.

WAAS
O Instituto Social WAAS (We Are All Smart), com sede no Centro de Curitiba, promove o desenvolvimento de habilidades necessárias para o mercado 4.0 (cognição, interpessoal e intrapessoal) e ensino tecnológico (eletrônica, programação e gestão de projetos) para jovens.

Maker Tech
Startup oferece oficinas de desenvolvimento da cultura maker (faça você mesmo) para empresas, projetos sociais e escolas. O trabalho é desenvolvido através de kits, como de robótica, e tem como objetivo mostrar que qualquer pessoa pode consertar, modificar, criar e produzir objetos com as mãos, uma tendência mundial que impulsiona a inovação.

Boa Impressão 3D
Uma das impressoras 3D de baixo custo mais vendidas do Brasil nasceu e é produzida em Curitiba, mais precisamente no bairro Bigorrilho.