Colaboração – Lixo espalhado antes da Feira do Largo da Ordem começar: vandalismo

Comerciantes que têm barracas na tradicional Feira do Largo da Ordem, em Curitiba, reclamaram neste domingo de vandalismo e balbúrdia na região, antes de a feira começar. Segundo eles, havia barracas depredadas, fezes, urina, vômito e lixo espalhado pela área da feira. Ainda houve confusão entre pessoas que estavam por ali e agentes da Guarda Municipal de Curitiba, por volta das 6 horas.

“Sete horas da manhã. O Largo da Ordem estava uma verdadeira zona de guerra!”, disse a comerciante Tiemi Takahaski, da Tiemi Arte e Design, em seu perfil no Facebook. Ela registrou alguns vídeos da bagunça. “A situação já estava mais amena, pois muitos feirantes já tinham juntado o lixo pelo caminho”, afirmou ela.

Tiemi confirmou também o confronto envolvendo a Guarda Municipal, depois que os garis iniciaram a limpeza de madrugada. “Os baderneiros rasgaram tudo para pegar as garrafas de vidro para a briga ao amanhecer”, disse ela. Cápsulas de balas de borracha foram encontradas. Um guarda municipal ficou ferido com estilhaços de vidro.

Segundo avaliação inicial, pelo menos 35 barracas acabaram danificadas antes da feira começar.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba não disse o que teria motivado a confusão.

A nota da Prefeitura:

“A Guarda Municipal acionou quatro equipes, com 19 agentes ao todo, para atender à ocorrência no Largo da Ordem, por volta das 6h da manhã deste domingo (23/2). Um policial ficou ferido na mão por estilhaços de vidro.

As imagens serão analisadas pela Guarda e encaminhadas à Polícia Civil, para abertura de inquérito.

Em relação à limpeza da área, o Largo da Ordem tem uma programação de limpeza ao longo das 24h do dia em situações normais. No Carnaval, é feita uma organização especial para varrição, lavagem e recolhimento do lixo. Nesta manhã, justamente devido à ocorrência acima, a finalização do trabalho demorou mais tempo, pois o perímetro em torno da fonte foi bloqueado”.