Publicidade
Osório e Santos Andrade

Feiras de Páscoa nas praças começam no aniversário de Curitiba

(Foto: Luiz Costa/SMCS)

Coelhos, pêssankas, cestinhas, ovos e muitos outros produtos artesanais voltam a colorir o Centro de Curitiba, a partir da próxima sexta-feira (29/3), com a abertura das Feiras Especiais de Páscoa. Os eventos, que fazem parte das comemorações pelos 326 anos de Curitiba, vão até 20 de abril com a participação de 72 expositores nas praças Osório e Santos Andrade.

Montadas ao redor do nostálgico chafariz, as 59 bancas da Osório terão itens artesanais com temas de Páscoa, além de suvenires turísticos inspirados na capital. As pêssankas - ovos coloridos pintados à mão e de origem eslava - estão entre os produtos mais vendidos. “São criações de artesãos da capital e da Região Metropolitana e todos os itens têm qualidade, pois são criteriosamente selecionados”, explica Marily Pires Lessnau, coordenadora das feiras de arte e de artesanato do Instituto Municipal de Turismo, responsável pelos pontos. Na Santos Andrade, são 13 barracas.

Em seu ateliê no Boa Vista, a artesã Mônica Mota corre contra o tempo para terminar as cestas de ovos, coelhos de tecido e potes de vidros decorados para chocolates que serão comercializados na Praça Osório. “Tenho uma freguesia fiel, que conhece o meu trabalho e todo ano compra os meus produtos”, afirma ela, que também participa, todos os domingos, da Feirinha do Largo da Ordem, onde também comercializa produtos de decoração infantil.

As pêssankas criadas pela artesã Iracema Baptista Cordeiro também estarão expostas na Osório. Ela aprendeu a pintar os ovos desde a infância com a mãe, que era ucraniana. "Eu sempre ficava olhando e achava lindo. Hoje, faço questão de continuar ensinando as gerações da minha família para que a tradição nunca acabe", afirma ela, que confecciona no Abranches pêssankas em casca de ovo, cerâmica e madeira.

Comidinhas

Nas Feiras Especiais de Páscoa também não faltam barracas com comidinhas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta. Só na Praça Osório serão 25 bancas com delícias gastronômicas.

Barraquinhas de artesanato culinário, com pães, geleias, mel, chocolate e biscoitos, e de oficinas de artesãos e de programas da Prefeitura também fazem parte das feiras.

Serviço: Feiras Especiais de Páscoa

Data: de sexta-feira (29/3) a 20 de abril

Locais e horários: A feira da Praça Osório fica aberta de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h30 às 19h30. A feira da Praça Santos Andrade funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h e, domingos, das 14h às 18h.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES