Com o feriado de Corpus Christi logo a seguir de uma crise de abastecimento de combustível sem igual no País, muitas famílias optaram por não viajar neste fim de semana, seja por desconfiança ou por ainda sentirem levemente os efeitos dos dez dias de protestos dos caminhoneiros autônomos. 

Com isso, se no final de semana passado o quadro foi de comércio meio parado e consumidores em filas para se abastecerem de alimentos e combustível, neste final de semana é diferente, e o movimento no comércio, especialmente nos shoppings, é grande desde a quinta-feira (31).

Segundo a Seed Digital, empresa de consultoria em varejo especializada em análise de fluxo em todo o Brasil, o fluxo de visitantes teve aumente no feriado. “Conforme previsto, o fluxo de visitantes no varejo está voltando a crescer. Isso foi visto nesta última quinta-feira (31). Mesmo com o feriado, o fluxo ficou 18% acima da média de todas as quintas-feiras do ano de 2018”, afirma Sidnei Raulino, especialista em varejo e fundador da Seed.

No final da manhã deste sábado (02), outro local muito procurado e com movimento acima do normal em Curitiba era o Mercado Municipal, onde havia fila por uma vaga nos estacionamentos da região desde cedo.

O fim da paralisação possibilitou que as pessoas voltassem a visitar o comércio. O receio da não normalização do abastecimento de combustível ou dos bloqueios nas estradas fez com que   muitas pessoas deixassem de viajar no feriado e, com isso, o varejo teve uma retomada, ressaltou Raulino.

A melhora do movimento já pôde ser observada na terça-feira, quando os postos começaram a receber combustíveis. “No dia 29, o fluxo de visitantes em shoppings e lojas de ruas caiu 21%, em relação ao fluxo médio de 2018. No entanto, houve movimentação de visitações 4%, superior a segunda-feira (28), quando a queda foi de 25%.