Gerenciar atividades não é uma tarefa tão fácil e para saber o que priorizar no dia a dia a organização é um item fundamental na vida das pessoas. Neste contexto, com o avanço da tecnologia, existem ferramentas online que podem facilitar a vida de muita gente de forma colaborativa.

O Trello, que tem o objetivo de transformar a maneira como as pessoas se organizam e colaboram, já é bastante conhecido por empresas, mas a ideia de organização é um fato que abrange não só o ambiente corporativo, mesmo porque as pessoas precisam se organizar em casa, com a família, no ambiente escolar, entre outros.

Para Amanda Alvernaz, gerente de marketing do Trello no Brasil, utilizar a plataforma para otimizar funções é uma oportunidade para públicos que vão além de empresários e equipes de trabalho. O Trello é para todos, para aquele vizinho que começou a caminhar com os cachorros da vizinhança e quer organizar melhor os seus clientes; os pais que estão organizando a festa de 1 ano do seu bebê e muitos outros. Ou seja, não é apenas para segmento corporativo, mas para organizar a vida pessoal, otimizando tempo e ajudando para que todos possam ter diariamente o sentimento de dever cumprido, ressalta.

Assim, o Trello selecionou dicas de quatro perfis que têm a oportunidade de explorar ao máximo as funcionalidades das ferramentas online. Confira:

Estudantes

Utilizar ferramentas online e colaborativas para trabalhos escolares em grupo é uma excelente forma de se organizar e de se sociabilizar também. Assim, é possível comentar, compartilhar ideias, criar fóruns e até fazer checklists para facilitar o andamento dos trabalhos. Vale ainda para definir prazos e poder dividir as tarefas entre os membros. Existem casos de professores que usam o Trello até dentro da sala de aula por que, por ser colaborativo, a classe inteira pode interagir em um único quadro seja respondendo a um quizz, incluindo temas a serem debatidos entre os colegas, ou para finalizar a lista de pendências do semestre.

Amigos

Grupos de amigos que adoram organizar festas e reuniões, poderão utilizar ferramentas de colaboração online para organizar desde a melhor data para todos do grupo até os itens que não poderão faltar, lista de orçamentos de valores e ideias no geral. Um exemplo básico está na hora de fazer a lista de compras para um evento de fim de semana na casa de um dos amigos. Em um simples quadro é possível fazer toda a relação de itens a serem levados na festa, o grupo faz o checklist do que já está sendo levado para ajudar o organizador, ali mesmo já compartilha o endereço e o mapa para que todos tenham em mãos. Tudo isso em um único espaço, sem precisar rolar barras e mais barras durante troca de conversas e sem perder anexos, fotos e etc.

Famílias

Todos os membros da família poderão utilizar ferramentas para diversas formas de organização. Seja para planejar um evento familiar, uma simples lista de compras ou até para dividir as tarefas do dia a dia. Como os quadros são customizados, cada um pode criar seu espaço online dentro do Trello com a sua cara. E, como cada vez mais os filhos querem usar a tecnologia a favor das suas atividades, é um espaço para os pais poderem acompanhar as lições e compromissos escolares dos filhos, além de gerenciar a demanda de contas e obrigações da casa.

Assim poderão ser criados quadros com checklists, alertas e quadros responsáveis por casa tarefa. Sem contar que muitos itens compartilhados nos quadros, os próprios filhos poderão organizar e os pais só observam para saber se tudo estará fluindo como o previsto.

Colegas de Casa

Dividir moradia com pessoas nem sempre muito conhecidas é uma tarefa difícil e todo tipo de organização é sempre válida. Com as ferramentas é possível organizar com todos os membros da casa — até com aqueles que não tem o mesmo perfil — coisas que estejam na lista mental de a fazer para que passem para a lista de concluído. Seja revezamento de tarefas domésticas, organização de vencimentos de contas ou até avisos de novas visitas, com ferramentas colaborativas tudo pode ficar muito mais democrático.