Reprodução Guarda Municipal

Equipes da Guarda Municipal de Curitiba foram chamadas para acabar com uma festa clandestina, que ocorria em um salão de festas comercial – Salão de Festas -, localizado na Avenida Marechal Floriano, no biarro Huaer. No local, mais de 120 pessoas estavam aglomerados em um estabelecimento e sem usar máscara de proteção para evitar a propagação da Covid-19. 

A festa foi interrompida com base no decreto da Prefeitura de Curitiba determinou o fechamento de casas noturnas e bares e proibiu a realização de festas. O decreto também restringiu horário de funcionamento do comércio. A normativa segue o protocolo para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, de acordo com o quadro epidêmico do novo Coronavírus (COVID-19) e a situação de Risco Médio de Alerta – Bandeira Laranja, conforme Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba.

Os 122 participantes presentes à festa foram orientados a retornar às suas casas uma vez que está em vigência o toque de recolher no período de 23 h às 5h da manhã, segundo o decreto estadual 6294, que também dispõe sobre medidas restritivas de combate à COVID-19.

A Guarda Municipal registrou Boletim de Ocorrência (número 53,410/2020) e deu ciência ao proprietário. A Prefeitura Municipal de Curitiba tomará as medidas administrativas e jurídicas cabíveis para punir o infrator.

A Secretaria de Defesa Social e a Guarda Municipal estão monitorando demais festas clandestinas marcadas para este final de semana em Curitiba. Os promotores de eventos e os proprietários dos locais que sediarem as festas correm risco de serem acusados de crime sanitário, por estimular a propagação do coronavírus.

Aifu Covid
Na operação Aifu Covid de noite de sexta-feira (4/12), foram realizadas 14 fiscalizações em diferentes bairros. Foram interditados 6 estabelecimentos por não atenderem ao Decreto Nº 1600/2020 e/ou Resolução 1/2020: tiveram as atividades paralisadas: um bar e lanchonete na Vila Izabel, um bar e restaurante no Agua verde , um restaurante e churrascaria no Portão, duas casa noturnas no CENTRO e Bom Retiro, um restauranre no Uberaba.

Entre os locais interditados, uma casa noturna no Bom Retiro foi notificada por Comércio Irregular

Oito locais que haviam sido denunciados pela população e estavam no roteiro da Aifu estavam fechados (sem atividade) no momento da ação de fiscalização.

Pandemia

Até sexta-feira (4), Curitiba tinha 84.440 casos confirmados do novo coronavírus, com 69.355 pessoas recuperadas e 1.807 óbitos registrados, segundo dados da prefeitura.

Neste sábado (5), a administração municipal informou que existem 13.238 casos ativos na cidade, com 94% dos leitos de UTI para a doença no Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados.

Curitiba também tem toque de recolher entre 23h e 5h, medida determinada pelo Governo do Paraná.