Agricultores de Tibagi, município na região dos Campos Gerais do Paraná, comemoram nos dias 1, 2 e 3 de Agosto a 9ª edição da festa de ação de graças. O evento ecumênico tem como principal objetivo agradecer os resultados obtidos no campo com a colheita. “É uma festa que já se tornou tradicional em Tibagi e reúne pessoas de vários municípios da região. É um espaço destinado a todas as igrejas, com muita oração, shows gospel e outros atrativos”, conta Secretária de Meio Ambiente e Turismo Cecília Nanuzi Pavesi, um dos órgãos que apóia a festa.

Este ano a comemoração terá mais um motivo especial. Em 2007, Tibagi recuperou o título de maior produtor de trigo do país, com uma produção de 62.500 toneladas, um aumento de 42% em relação ao ano anterior. A recuperação da produção de trigo no município deveu-se tanto a maior área plantada quanto ao melhor rendimento das lavouras. Além disso, Tibagi destaca-se também na produção de soja, milho, aveia, feijão e tem tido bons resultados na suinocultura e avicultura.

A festa acontece na Praça Edmundo Mercer Júnior, em frente à Prefeitura de Tibagi. Na sexta-feira (1°), o evento começa às 19 horas com apresentações artísticas de igrejas locais. Logo após haverá escolha das rainhas e princesas mirim e categoria principal. No sábado (2), a festa será dedicada aos shows. Às 19h30 a animação fica por conta da banda Cantores de Deus e às 21 h o encerramento será com a banda Filhos do Homem. No domingo (3), a programação volta-se para as questões espirituais. Está programado um culto ecumênico às 9h30. Todos os dias haverá barracas gastronômicas. Bebidas alcoólicas não serão comercializadas.

A idéia da festa de ação de graças, que surgiu em 1999, e ainda permanece, é a de unificar as religiões e crenças em um único propósito. Agradecer a Deus. Há espaço para dança, música e oração, no evento que une oito igrejas locais. Batista Independente Shekinah, do Evangelho Quadrangular, Presbiteriana do Brasil, Evangélica Reformada, Menonita, O Brasil para Cristo, Assembléia de Deus e Católica Nossa Senhora dos Remédios. A festa é promovida pela Prefeitura de Tibagi e tem o apoio do Sindicato Rural do município e do sistema Faep.