Lucília Guimarães/SMCS

O Bosque do Papa, no Centro Cívico, e o Parque Tingui, no São João, terão como atrações, no domingo (26/8), as festividades tradicionais das comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba.

No Memorial da Imigração Ucraniana, no Parque Tingui, a partir das 10h, acontece a festa em homenagem aos 27 Anos da Independência da Ucrânia, comemorado no dia 24 de agosto, e ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil.

Em outra atividade festiva, também no domingo (26/8), no Memorial da Imigração Polonesa, no Bosque do Papa, os descendentes de poloneses celebram a Matka Boska Czestochowa – Nossa Senhora do Monte Claro, padroeira da Polônia. Serão diversas atrações culturais no local, a partir das 12h.

Ucranianos

No Parque Tingui, a festa da independência no Memorial Ucraniano terá comidas típicas, artesanatos, música e dança com apresentação de grupos folclóricos A independência da Ucrânia, conquistada em 24 de agosto de 1991, é data importante para a comunidade ucraniana de Curitiba, que revive sua história no Memorial.

Inaugurado em 26 de outubro de 1995, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes, o Memorial Ucraniano é um tributo à contribuição desse povo à cultura paranaense. No local existe uma réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, município de Mallet, Sul do Paraná.

Poloneses

O Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa) recebe a festa de Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia. A tradicional comemoração inicia a partir das 12h, com almoço polonês, apresentações de grupos folclóricos, celebração litúrgica e barracas com produtos típicos.

Serviço: Festa em homenagem aos 27 Anos de Independência da Ucrânia e ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil
Data e horário: 26 de agosto (domingo), a partir das 10h.
Local: Memorial da Imigração Ucraniana (Parque Tingui). 
Entrada franca

Festa de Nossa Senhora de Czestochowa
Data e horário: 26 de agosto (domingo), a partir das 12h. 
Local: Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa – Rua Euclides Bandeira, s/n, Centro Cívico). 
Entrada franca