Divulgação – As bandas curitibanas Landfall

Confira ainda notícias sobre a banda Tuyo, John Mueller e Petrus Cuesta 

A pandemia, além da crise sanitária, também trouxe dificuldade financeira para muitas famílias. No dia 18 de abril ocorre o Origins Edition – festival on-line beneficente em prol de comunidades indígenas. As doações já podem ser feitas. Veja como ajudar e leia as outras notícias do Curitiba de Graça para o Bem Paraná.

Boa leitura!


Música solidária

Foto: Reprodução/Facebook

Legenda: A curitibana Hot Foxxy participa do festival on-line.

Para dar visibilidade à causa indígena e auxiliar aldeias da região litorânea paranaense, no dia 18 de abril (véspera do Dia do Índio) acontece o festival on-line beneficente Hard Power United – Origins Edition, que reunirá vinte bandas do Brasil, países da América do Sul e do Norte, da Europa, da África e da Oceania. A transmissão dos shows começará às 16h, pelo https://www.youtube.com/channel/UCAXGVzxLcPOXsx8ygpp_Vkg

As arrecadações serão destinadas à aldeia Kuaray Haxa, localizada entre Antonina e Guaraqueçaba, com 17 pessoas da etnia Mbya Guarani, sendo seis crianças, de cinco famílias, e também para a aldeia Tupã Nhe’é Kretã, com indígenas das etnias guarani e caingangues, que reúne cerca de 40 pessoas divididas entre 11 famílias, em Morretes.

Devido ao momento de isolamento pela pandemia, as ações se concentrarão na arrecadação de alimentação/cestas básicas, produtos de higiene pessoal e limpeza, chinelos e material escolar, que já podem ser doados, e também é possível contribuir com dinheiro. Para isso, basta entrar em contato pelo (41) 99762-4223 – com Darlan de Freitas, produtor e movimentador cultural curitibano e organizador do festival. No dia dos shows também será disponibilizado um QR Code para doações.

Entre os participantes do Hard Power United estão os curitibanos Hot Foxxy, Sex’n’Roll, Landfall e Electric Mob (ambos com contrato com a gravadora italiana Frontiers), além dos também brasileiros Lionheart, Marenna-Meister, Inluzt, Bastardz, Sixty Nine Crash, Sioux66 (que se apresentou no último Rock in Rio) e Nanquin.

Bandas de outros cinco países também se apresentam: o representante de sleazy rock da Austrália é o Snake Bite Whisky. De Portugal, vem o Affäire e Tones of Rock. Dos Estados Unidos, Wild Street e o Red Devil Vortex, que conta com integrantes brasileiros radicados na América do Norte. Da África do Sul participa o L.A. Cobra. Completa a formação a trinca chilena Hunter, Nazty Gunz e Exxocet. 


Adube

Foto: Divulgação

Legenda: Artista popular Petrus Cuesta participa da ação Marmitas da Terra, do MST.

As ações de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Paraná foram a inspiração para a música “Adube”, lançamento do artista popular Petrus Cuesta.

A canção, que utiliza instrumentos de sopro, percussão e cordas em uma mescla de hip hop e MPB, aborda a importância da terra, da colheita, dos saberes tradicionais e da cultura popular.

As gravações do videoclipe de “Adube” foram realizadas no Assentamento Contestado e na Escola Latino Americana de Agroecologia da Ana Primavesi (ELAA), localizadas no município da Lapa, no Paraná, no dia em que o assentamento comemorava 22 anos de luta.

A comunidade é o local onde Petrus se soma aos mutirões de plantio de manejo de hortas e agroflorestas comunitárias, cultivados para a continuidade das ações de solidariedade do MST durante a pandemia. A ação reúne famílias assentadas 


Encontro com Escritores

Foto: Divulgação

Legenda: Perfil da banda no Instagram é o local das conversas virtuais.

A banda curitibana Tuyo apresenta uma série de oito encontros com escritores no seu perfil do grupo no Instagram: https://www.instagram.com/oituyo/.

A ideia é conectar perspectivas em conversas sobre “a arte de organizar as palavras”. Nesta segunda, 12, o bate-papo é com Kuma França, da Bahia, no dia 19, com Blenda Santos (SE), e com Luna Vitrolira (PE), no dia 26 de abril.

Em maio os encontros serão no dia 3, com Bell Puã (PE); no dia 10, com Amém Ore (RN); no dia 17, com Bicha Poética (CE), e no dia 24, com Mateus MB (AC). 


Amizade em sintonia

Foto: Divulgação

Legenda:O projeto Sintonia está sendo viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

O cantor e compositor John Mueller e o violonista e guitarrista Mazin Silva acabam de lançar o DVD Sintonia. O show-duo celebra a música e amizade de alguns anos dos dois artistas. O álbum Sintonia, de John Mueller e Mazin Silva, já está disponível em todas as plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Apple Music, e na íntegra pelo canal do YouTube @johnmuellersolo.

Confira a canção em:

https://spoti.fi/3dOFA95

Assista o DVD http://bit.ly/DVDJohn-Mazin 


Coluna da semana: Ressaca Cultural

O Curitiba de Graça estreou em março a coluna “Ressaca Cultural”, com a profissional de Marketing, Mariana Ramiro. Duas vezes por mês ela sugere livros para nossos leitores. Confira o texto do livro “Meio Sol Amarelo” de uma das escritoras mais aclamadas do momento, Chimamanda Ngozi Adichie: https://curitibadegraca.com.br/ressaca-cultural-conflitos-humanos-relacoes-e-uma-guerra-civil-como-pano-de-fundo/

E para ler as outras notícias do Curitiba de Graça, é só acessar: www.curitibadegraca.com.br.