Começa hoje no Museu Oscar Niemeyer (MON)  o 2. º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, uma mostra competitiva idealizada e organizada por Ítala Nandi, com apoio do Governo do Paraná, que vai premiar em dinheiro os melhores curta e longa-metragens em várias categorias. A novidade desta segunda edição é a entrega do Prêmio Valêncio Xavier,  para personalidades culturais em destaque.

Uma marecida homenagem ao paulistano que veio para Curitiba ajudar a fazer a televisão e o cinema paranaeses.  A programação conta também com uma seleção de filmes latinos e árabes, em mostras paralelas,  além de oficinas. Estão confirmados na competição os longas-metragens brasileiros Querô (de Carlos Cortez), Esses Moços (de José Araripe Jr.) e Jardim Ângela (de Evaldo Mocarzel), além do venezuelano O Último Bandoneón (de Alejandro Saderman), do argentino O Fundo do Mar (de Damián Szifron) e do boliviano American Visa (de Juan Carlos Valdivia).

Os vencedores receberão o Prêmio Araucária de Ouro, criado pela artista plástica Janet Mehl. A inscriçãoo para oficinas encerraram e a produção alerta que os atrasados podem perder a vaga, pois tem gente na fila de espera. Para conhecer a programação completa, basta acessar o site: www.festival decinema.pr.gov.br