Leonardo Aversa – ‘O Frenético Dancin Days’: Deborah Colker

Há 26 anos sendo parte não apenas do cenário local, mas de todo o Brasil, o Festival de Teatro de Curitiba se tornou um dos programas culturais mais relevantes e disputados. Muitos artistas escolhem estrear as peças durante o evento, com a intenção de testar a receptividade do público curitibano, que possui uma certa fama de “exigente”, em relação ao consumo de cultura.

Além disso, diversas mostras compõem a programação, criando um mosaico interessante das propostas das companhias de teatro, e servindo como termômetro para definir os rumos da produção cultural dos próximos anos. Vejamos: se em 1992, ano do primeiro evento, eram apenas 14 espetáculos, neste ano, são mais de 400 atrações, visando todas as faixas etárias e gêneros teatrais, o que comprova a diversidade do Festival.

São 80 espaços utilizados pelos artistas, no período compreendido entre 26 de março a 07 de abril, com peças ora gratuitas, ou a preços que não ultrapassam os R$70,00. Também é uma bela oportunidade de, além de consumir cultura, prestigiar o trabalho de novos ou consagrados artistas.

Neste ano, grandes figuras admiradas pelos seus trabalhos em cinema, TV e internet, como Cláudia Abreu, Regina Casé, Leandra Leal, Gregório Duvivier e Mel Lisboa despontam como as grandes atrações do festival.

E como sabemos que montar um roteiro de programação, com tantas opções, é um trabalho quase impossível, selecionamos aqui algumas das peças que mais prometem no Festival.

Separe sua agenda, se programe e aproveite para consumir cultura. Afinal de contas, como já dizia o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, “não ir ao teatro é como ir a um banheiro sem espelho.”

Boa diversão!

LEIA MAIS NO BARULHO CURITIBA