Curitiba de Graça

Festival de música autoral e de palhaçaria agitam a semana

(Foto: Divulgação)

Misticismo no cinema e estreias na telona completam as dicas do Curitiba de Graça 

A arte circense invade a internet com a Copa Pavê, realizada com o apoio do programa de incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério do Turismo através da Lei Aldir Blanc. Em campo, palhaços e palhaças competindo em espetáculos de improvisação para apresentar ao público a diversidade das linguagens da palhaçaria e criar um intercâmbio entre os artistas.

Para quem prefere uma opção “in loco”, uma delas é a exposição da “Turma do Snoopy – 70 anos”, que é inédita em Curitiba.

Veja essa e outras dicas do Curitiba de Graça para os leitores do Bem Paraná. 


Copa Pavê

Crédito: Divulgação

A competição tem como mestres de cerimônia os palhaços Alípio (Rafael Barreiros) e Fowolski (Rodrigo Fowolski).

Ocorre até o dia 22 de março, a Copa Pavê de espetáculo de improvisação de palhaçaria. Nesta segunda-feira (22), começam as Fases de Grupos, que podem ser assistidas aqui: https://www.youtube.com/channel/UCg6WHGn-96DnYKvgJ1IGYZA?guided_help_flow=5, sempre às 20h30. Participam 32 artistas de todo o Brasil, vencedores da fase eliminatória que já ocorreu. O vencedor receberá a “saborosa” Taça Pavê e uma premiação em dinheiro.

Entre os jurados estarão Warley Santana (ator, humorista e ventríloquo), Joel Vieira (Porta dos Fundos), Angelica Martins (Colunista Universa – UOL e ex-BBB), Renata Gaspar (atriz e humorista), Fabio Lins (ator, humorista e apresentador do Prêmio Multishow de humor), Ricardo Thomé (artista circense e jurado no Freestyle da convenção Brasileira de malabarismo e circo), Jefferson Schoreder (ator, dublador e humorista) e alguns convidados especiais.

Toda a competição tem como mestres de cerimônia os palhaços Alípio (Rafael Barreiros) e Fowolski (Rodrigo Fowolski) conduzindo os jogos e desafios.


Turma do Snoopy

Crédito: Reprodução

Legenda: Criadas por Charles Schulz, as histórias em quadrinhos de “Peanuts” (como são chamados originalmente) são uma das mais populares e influentes do planeta.

A série de histórias em quadrinhos mais famosa do mundo completou 70 anos no ano passado e chega ao Shopping Mueller para contar um pouco da trajetória para as crianças de todas as idades. A mostra “Turma do Snoopy – 70 anos”, que é inédita em Curitiba, acontece até o dia 21 de março, no piso L4.

A exposição traz painéis, curiosidades e evolução dos personagens. A banca psiquiátrica de Lucy e a famosa casinha vermelha do Snoopy estarão presentes em áreas instagramáveis para que os fãs mergulhem nessas cenas clássicas. Um inflável gigante do Snoopy com cerca de três metros de altura e esculturas do Woodstock, Snoopy, Linus, Lucy e Charlie Brown também estarão disponíveis para fotografar.


Cinema e Misticismo

Crédito: Reprodução

Legenda: “Encontros com homens notáveis”, de Peter Brook, que narra a história de Gurdjieff, considerado um dos maiores espirituais do mundo, é um dos filmes que será analisado no curso.

O Instituto Rose-Croix de Ensino Pesquisa e Extensão (IRCEPE) vinculado à Antiga e Mística Ordem Rosacruz (AMORC) está com as inscrições abertas para curso “Cinema e Misticismo: Uma análise histórica”, que será realizado no formato on-line a partir desta segunda, 22 de fevereiro.

Ministrado pelo professor e pós-doutor em História Dr. Adílio Jorge Marques, o curso fará uma análise da relação entre cinema e história por meio de filmes, tanto de ficção quanto documentários, com temáticas místicas, esotéricas e religiosas. Qualquer pessoa interessada no tema pode participar. O custo é R$ 49,90 (parcela única) e a inscrição deve ser feita pelo: http://urci.org.br/cinema-e-misticismo-uma-analise-historica/

Ao longo das aulas serão apresentados trechos dos filmes selecionados que serão analisados. Os participantes ainda terão acesso a um material didático em PDF e textos sobre a metodologia da relação cinema e história. A carga horária é de 15 horas e é emitido certificado mediante 75% de conclusão das atividades propostas.

Confira os filmes que serão analisados:

“O Golem”, dirigido por Carl Boese e Paul Wegener

“O Horizonte Perdido”, dirigido por Charles Jarrott
“O Homem que queria ser rei”, dirigido por John Houston
“Encontros com homens notáveis”, dirigido por Peter Brook
“História do ocultismo Nazista”, dirigido por Tracy Atkinson Joan Baran
“Samsara”, dirigido por Ron Fricke

 “Awake: a vida de Yogananda”, dirigido por Paola di Florio e Lisa Leeman 

Confira ainda estreias que estão chegando na telona ou em streamings. https://curitibadegraca.com.br/vamos-falar-de-filmes-lancamentos-nos-streamings-e-cinemas-que-vale-a-pena-assistir/ 


Música autoral no Facebook

Crédito: Reprodução facebook

Legenda: Fabio Elias, do Relespública, é o padrinho do evento.

Até o dia 21 de março, acontece o primeiro “Manifest – Música Autoral e Novidades Independentes Festival”, festival on-line e gratuito que reúne artistas das cenas do rock, pop e blues autorais de Curitiba.

Todos os shows serão transmitidos pela página do Manifest no Facebook (https://www.facebook.com/manifestmusica), canal oficial do evento. As apresentações acontecerão sempre nas tardes de sábado e nas manhãs de domingo.

Entre os artistas do festival, estão Giovanni Caruso (Escambau), Adriano Antunes (Syd Vinícius) e Diego Raimundo. Idealizado em 2013, pelo músico Fabio Elias e pelo produtor cultural Pedro Hey Branco, o festival independente se tornou realidade em 2021.

Padrinho do festival, o próprio Fabio Elias, do Relespública, abriu a programação no último dia 20 de fevereiro.

Confira a programação para os próximos fins de semana:

27 de fevereiro
Horário: 15h
Lucas Lepca

28 de fevereiro
Horário: 11h
Davi Henn

6 de março
Horário: 15h
Giovanni Caruso (ESCAMBAU)

7 de março
Horário: 11h
Cris Marx Cruz

13 de março
Horário: 15h
Sandra Piola e Bruno Sguissardi (Anacrônica)

14 de março
Horário: 11h
Adriano Antunes (Syd Vinícius)

20 de março
Horário: 15h
Romann

21 de março
Horário: 11h
Vagner Capone (Javali Banguela)
 


Novas exposições no MON

Crédito: Divulgação

Legenda: “Fernando Velloso por ele mesmo”, que homenageia o artista curitibano, é uma das exposições que chega à plataforma on-line.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) acaba de inaugurar duas novas exposições virtuais, disponíveis na https://artsandculture.google.com/u/0/partner/museu-oscar-niemeyer, onde também podem ser acessadas outras 13 exposições realizadas pelo museu.

A primeira, “Fernando Velloso por ele mesmo”, em cartaz atualmente no MON, é uma homenagem aos 90 anos de vida do artista curitibano, que segue na ativa. A mostra tem curadoria de Maria José Justino e Fernando Bini. Nela, o público pode contemplar o seu primeiro trabalho premiado no tempo da Escola de Belas Artes, a produção influenciada por sua passagem por Paris, onde estudou com um dos maiores mestres do Cubismo, passando pelo despontar do apelo irresistível do Abstracionismo e a prolífica produção até as obras mais recentes.

A segunda exposição virtual inaugurada é “Do figurativo ao conceitual: uma viagem pela história da arte através das esculturas”, que reúne as obras expostas na área externa do MON. A mostra é um convite para conhecer alguns dos momentos históricos da arte – desde o estilo acadêmico a expressões modernas – através das esculturas expostas no Pátio das Esculturas e seus arredores.

 

Acesse mais sugestões culturais, aqui: www.curitibadegraca.com.br