SMCS

Apenas na primeira noite do Curitiba Sabores, os organizadores estimam que 5 mil pessoas circularam pela alameda de barracas de restaurantes montada nas ruas Doutor Claudino dos Santos e São Francisco, ao lado do Memorial de Curitiba, no Centro Histórico da cidade.

O evento faz parte da 7ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que vai até o próximo sábado (27/7). Neste sábado (20/7), o prefeito Rafael Greca visitou o local, conversou com expositores e frequentadores e provou alguns pratos de estabelecimentos tradicionais do Centro Histórico presentes na feira.

Greca destacou a grande circulação de pessoas e a importância de se recuperar o Centro Histórico como ponto de lazer e encontro das famílias. “Há muitos anos, desde que restauramos a Igreja da Ordem, buscamos ocupar de maneira positiva o centro da cidade”, disse.

Além dos restaurantes participantes, todos ligados ao Centro Histórico de alguma maneira, o festival também ofereceu uma aula-show da chef Juliana Fagundes, que trouxe uma receita utilizando produtos da Região Metropolitana de Curitiba e fornecidos por cooperativas de agricultores familiares, por meio do Mercado Comum Metropolitano (Programa Pro-Metrópole).

A tilápia crocante com purê de mandioca ao molho de mimosa foi servida ao prefeito Rafael Greca. “O Centro Histórico é a sala da nossa casa e ela deve ter o cheiro da comida da mãe”, brincou, referindo-se ao aroma da receita preparada pela chef. “É muito bom ver os chefs na rua, utilizando as hortas urbanas e os ingredientes vindos da natureza”, completou o prefeito. O secretário municipal da Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, afirmou que essa determinação vem sendo cumprida e deve ser ampliada.

Acompanharam Greca na visita, ainda, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu; o secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trauwein; e o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso.

Festival de Inverno

O Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba traz uma programação de cultura e música em espaços como o Sesc Paço da Liberdade, Teatro Londrina, Cinemateca de Curitiba, Cine Passeio e Museu Paranaense. O evento conta com o patrocínio do Projeto Investe Turismo, Ministério do Turismo, Embratur, Paraná Turismo, Sebrae, Cerveja Preaya e ELO. São apoiadores e parceiros: Fecomércio Sesc, Senac, Curitiba Convention & Visitors Bureau, FAE, Amazzoni, Curta Curitiba,  Instituto Municipal de Turismo, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Abrasel, UNIFM, Curitiba Free Walking, Grupo As Fiandeiras, Grupo Arte da Comédia, Copy City.