Publicidade
Cidade Viva

Festival Gastronômico leva milhares de pessoas ao Centro Histórico

(Foto: SMCS)

Apenas na primeira noite do Curitiba Sabores, os organizadores estimam que 5 mil pessoas circularam pela alameda de barracas de restaurantes montada nas ruas Doutor Claudino dos Santos e São Francisco, ao lado do Memorial de Curitiba, no Centro Histórico da cidade.

O evento faz parte da 7ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que vai até o próximo sábado (27/7). Neste sábado (20/7), o prefeito Rafael Greca visitou o local, conversou com expositores e frequentadores e provou alguns pratos de estabelecimentos tradicionais do Centro Histórico presentes na feira.

Greca destacou a grande circulação de pessoas e a importância de se recuperar o Centro Histórico como ponto de lazer e encontro das famílias. “Há muitos anos, desde que restauramos a Igreja da Ordem, buscamos ocupar de maneira positiva o centro da cidade”, disse.

Além dos restaurantes participantes, todos ligados ao Centro Histórico de alguma maneira, o festival também ofereceu uma aula-show da chef Juliana Fagundes, que trouxe uma receita utilizando produtos da Região Metropolitana de Curitiba e fornecidos por cooperativas de agricultores familiares, por meio do Mercado Comum Metropolitano (Programa Pro-Metrópole).

A tilápia crocante com purê de mandioca ao molho de mimosa foi servida ao prefeito Rafael Greca. “O Centro Histórico é a sala da nossa casa e ela deve ter o cheiro da comida da mãe”, brincou, referindo-se ao aroma da receita preparada pela chef. “É muito bom ver os chefs na rua, utilizando as hortas urbanas e os ingredientes vindos da natureza”, completou o prefeito. O secretário municipal da Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, afirmou que essa determinação vem sendo cumprida e deve ser ampliada.

Acompanharam Greca na visita, ainda, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu; o secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trauwein; e o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso.

Festival de Inverno

O Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba traz uma programação de cultura e música em espaços como o Sesc Paço da Liberdade, Teatro Londrina, Cinemateca de Curitiba, Cine Passeio e Museu Paranaense. O evento conta com o patrocínio do Projeto Investe Turismo, Ministério do Turismo, Embratur, Paraná Turismo, Sebrae, Cerveja Preaya e ELO. São apoiadores e parceiros: Fecomércio Sesc, Senac, Curitiba Convention & Visitors Bureau, FAE, Amazzoni, Curta Curitiba,  Instituto Municipal de Turismo, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Abrasel, UNIFM, Curitiba Free Walking, Grupo As Fiandeiras, Grupo Arte da Comédia, Copy City. 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES