Rachel Ribas – Fila de carros rumo à igreja dos Capuchinhos

Milhares de motoristas curitibanos fizeram fila nesta sexta-feira (4) para tomar bênção dos freis capuchinhos, uma tradição promovida pela Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Igreja dos Capuchinhos. A bênção é realizada sempre na primeira sexta-feira de cada ano.

Segundo estimativas, eram esperados 13 mil veículos ao local, na avenida Manoel Ribas. Pelo menos oito freis da igreja estavam na calçada dando bênção aos carros que se enfileiravam. De acordo com pessoas que foram tomar bênção, a fila de espera durava cerca de 15 minutos.

Não havia bloqueios nas ruas, mas a ação deixou o trânsito mais lento nas ruas próximas à igreja, como a rua Brigadeiro Franco – onde a fila também se formava. A bênção começou às 6 horas e seria estendida até as 21 horas desta sexta.

A primeira sexta-feira do ano é o dia mais tradicional para a bênção organizada pela Igreja dos Capuchinhos, mas não o único. De acordo com a paróquia, as bênçãos ocorrem o ano todo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h.