Divulgação/SMCS

Sem poder ser exibido em Curitiba por causa das medidas sanitárias de controle do novo coronavírus, um curta-metragem realizado na cidade com apoio da Lei de Incentivo à Cultura já está participando de festivais internacionais de cinema e colecionando prêmios. É Cinema Mudo, dirigido por Melo Viana e estrelado por atores mirins da Vila Torres, comunidade localizada na Regional Matriz.

O trabalho, que deve ser visto em Curitiba somente em 2021, até agora conquistou sete prêmios em quatro festivais na Europa e na Ásia. São eles: Melhor Cinematografia (Lúcio Kodato) e Melhor Edição (Jussara Locatelli) no Varese International Film Festival, na Itália; Melhor Filme no Eurasia International Film Festival, na Rússia; Melhor Cinematografia (Lúcio Kodato), Melhor Edição (Jussara Locatelli) e Melhor Figurino (Gui Almeida) no Venice Film Awards, também na Itália; e Melhor Ideia Original, no Top Indie Film Awards, no Japão.

Período de transição
Rodado em preto-e-branco, em estúdio, o curta tem 15 minutos de duração e se passa na década de 30 do século passado – período de transição do cinema mudo para o falado.

De forma poética, traz a história de um grupo de crianças que precisa de muito pouco para montar uma sala de exibição e receber os amigos para apreciar cinema. Uma caixa de sapato com orifícios do tamanho exato para passagem de luz e dos fotogramas conseguidos na lata de lixo do cinema próximo, uma rara lâmpada velha oca e repleta de água, o raio de sol que passa pelas frestas do telhado da sala escura e o olhar curioso de cada espectador são suficientes para os três protagonistas conseguirem realizar seu projeto e impressionar os convidados.

A equipe de realizadores aguarda o resultado de outros 40 festivais em que o filme está inscrito.