Divulgação

Confira ainda com quantos ritmos se faz uma Oficina de Música 

Dia 17 começa a Oficina de Música de Curitiba, que neste ano homenageia Astor Piazzola (foto) que, se estivesse vivo, completaria 100 anos. O músico conhecido por tangos como, “Adiós Nonino”, é referência em música latina. Completam o evento, além das oficinas, apresentações de orquestras variadas e bate-papos com músicos da MPB. Tudo em ambiente virtual!

Outra atração latina dessa edição da coluna Curitiba de Graça, é o filme cubano “Santa y Andres” (foto reprodução), que foi censurado na ilha de Fidel.

Veja também as outras dicas que preparamos para os leitores do Bem Paraná.

Boa leitura!


Safari no shopping

Intervenções inusitadas fazem parte da mostra

O fotógrafo e designer Ismael Coradin apresenta a exposição “Safari Urbano” no ParkShoppingBarigüi. A mostra reúne 11 criações de imagens em pontos conhecidos e turísticos da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer, Paço da Liberdade e o Largo da Ordem, e tem intervenções inusitadas como a inclusão de bichos em fotos, como um flamingo e uma girafa, conferindo uma estética surreal e divertida.

A exposição “Safári Urbano” está aberta para visitação gratuita no piso G5, no Park Gourmet, até março. O endereço é Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê. 


Festa de ritmos

Daniel Castellano/SMCS

O músico Alejandro Di Núbila participou do lançamento oficial da 38ª Oficina de Música de Curitiba, que ocorreu no dia 08.

Entre os dias 17 e 31 de janeiro acontece a 38ª Oficina de Música de Curitiba, que neste ano será totalmente virtual e dividida em duas fases: música erudita e música antiga, de 17 a 23 de janeiro, e música popular brasileira, de 24 a 31 de janeiro.

Como em todos os anos, além dos cursos, o evento ainda terá uma programação artística para o público em geral. Quem fizer parte da plateia virtual, no YouTube, poderá aproveitar concertos ao vivo e uma série de bate-papos com cantores e instrumentistas.

Na primeira semana, haverá um Encontro de Orquestras Brasileiras transmitido no Coreto Digital do Passeio Público. Nas redes sociais, ainda terão concertos ao vivo da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e, diretamente do Egito, a Orquestra de Meninas Cegas do Cairo.

Grandes produções operísticas também integram a agenda. Em Curitiba, os recitais acontecerão no Palácio Garibaldi. O Teatro Amazonas, Teatro da Paz (Belém) e Palácio das Artes (Belo Horizonte) também serão palco de eventos transmitidos pela Oficina de Música.

Para quem gosta de MPB, os músicos Lenine, Zeca Baleiro, João Bosco, Mônica Salmaso e Charles Gavin participarão de bate-papos on-line. A mediação ficará a cargo da apresentadora de programas culturais Roberta Martinelli e de João Egashira.

Ainda estão previstas gravações de shows ao vivo de Danilo Caymmi e da Orquestra à Base de Corda com o acordeonista Mestrinho, no show de encerramento do evento.

A programação detalhada completa, com todos os horários, será divulgada em breve no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br. 


Cuba, Canadá e Brasil

Reprodução

“Santa y Andres” é um dos filmes em exibição pelo Cine Vitória

O site do Cine Passeio disponibiliza na sala virtual Cine Vitória, que oferece programação gratuita, o premiado “Fronteira das Almas”. Lançado em 1987, o filme brasileiro, que tem um tom documental, mostra uma história de dificuldades de agricultores no interior de Rondônia.

O premiado documentário brasileiro “Leite e Ferro”, de Claudia Priscilla, realizado em 2007, também está na programação. Ele retrata o dia a dia do Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (já extinto), que abrigava prisioneiras em fase de amamentação de seus bebês.

Do Canadá, a atração é o filme “Estados Nórdicos”, de Denis Côté, um dos diretores contemporâneos de maior destaque daquele país. A trama acompanha um homem, que após cometer um crime, encontra refúgio em uma remota comunidade.

Outro drama internacional é o cubano “Santa y Andres”, de Carlos Lechuga, sobre uma mulher fiel aos ideais de Fidel Castro que é designada para vigiar e evitar que um escritor homossexual conceda entrevistas ao Fórum da Paz. O filme, de 2016, foi realizado com o aval do estado, mas acabou tendo sua exibição proibida em Cuba por criticar o governo.

Para conferir outros filmes é só acessar www.cinepasseio.org.

Para quem gosta de filmes antigos, o serviço de streaming Belas Artes a La Carte tem opções de comédia e suspense. Veja aqui: https://curitibadegraca.com.br/streaming-comedia-suspense-e-classico-estreiam-no-catalogo-do-belas-artes-a-la-carte/ 


MUMA virtual

Crédito: Divulgação/SMCS

Mostra tem obras que buscam a reflexão de temas sociais.

O Museu Municipal de Arte (MuMA) abriu a mostra inédita “De Profundis”, da artista plástica Yara Martins, com visitação gratuita pelo site www.tourvirtual360.com.br/yara_martins.

Na exposição, as conhecidas pinturas abstratas sóbrias e carregadas de religiosidade de Yara Martins dão lugar a reflexões sociais. Entre os temas que funcionam como matéria-prima dessas criações estão a população de rua e os grandes e recentes desastres ambientais ocorridos no Brasil em obras que utilizam madeira, colagem com tecidos e grandes blocos suspensos de concreto sobre poliestireno.

 

Quer mais opções culturais? Acesse: www.curitibadegraca.com.br.