Divulgação/Assessoria de imprensa

As festas de final de ano estão se aproximando e com elas o desejo de muitas famílias de organizar ceias diferenciadas e pratos especiais. Pensando nisso, a tradicional escola de gastronomia do Centro Europeu realiza, à partir da próxima terça-feira (17), dois cursos de três dias: ceias criativas para festas de final de ano e ‘Pains de Noel’, que ensinará o preparo de pães especiais de Natal.

Segundo o diretor acadêmico do Centro Europeu, Rogério Gobbi, não é preciso conhecimentos avançados em culinária – os cursos são abertos ao público e para quem gosta de colocar em prática sua criatividade na cozinha. “A ideia é dar um toque profissional em ceias diferentes das tradicionais, além de proporcionar a geração de uma renda adicional para aqueles que queiram empreender com reservas e encomendas de final de ano”, garante Gobbi.

Pães especiais de Natal – O curso de pães e preparos especiais de Natal acontece entre os dias 24 a 26 de novembro, das 18h às 21h30.
Os participantes irão aprender a preparar receitas de panetones artesanais de fermentação natural, stollen – pão alemão de Natal; dos populares e divertidos biscoitos de Natal americanos, o gingerbread e também do Kougelhopf d’ Alsazia – bolo típico da Áustria, Alemanha, Suíça e também da Alsácia (França) e que cresce com base em levedura biológica dissolvida em leite e outros ingredientes. “Vamos resgatar receitas tradicionais de pães natalinos com qualidade e sem aditivos químicos. O curso propõe trabalharmos com a tendência de fermentação natural em receitas de diferentes nacionalidades”, explica o Chef Fabricio Oliveira de Lima, instrutor do curso. Ele é formado em panificação e confeitaria e atua como professor do curso de Chef Pâtissier e Chef Boulanger do Centro Europeu.

Ceias Criativas – Já o curso de Ceias Criativas é voltado para todos que queiram inovar e brilhar nos cardápios de final de ano e, até mesmo, empreender no segmento da alta gastronomia, inclusive com a possibilidade de gerar receita extra com o atendimento de encomendas ou mesmo atendimento personalizado.

No curso que acontece entre os dias 17 e 20 de novembro, das 13h30 às 18h, os alunos terão a oportunidade de aprender a preparar de mais de 20 pratos, decorações e montagem de duas de ceias para festas de final de ano.

A condução dos cursos é dos chefs Wahshington Silveira e Hermes Custódio.

O chef Wahshington conta que os preparos que irão compor as ceias vão desde as entradas para recepcionar, os assados e acompanhamentos e as saladas.
“Teremos uma variedade de preparos, incluindo opções com bacalhau, carne suína e peixe, por exemplo, – em versões aprimoradas e renovadas”, ressalta Wahshington que foi indicado pela revista Veja Paraná na categoria de melhor chef e atuou em grandes restaurantes da Espanha e São Paulo.

O chef Hermes Custódio completa dizendo que o diferencial está também nas técnicas de preparo e de entrega no momento atual. “Vamos trazer técnicas das cozinhas contemporânea e clássica, incluindo, marinados, braseados, assados e outros. Além disso, vamos mostrar como fazer esses preparos para entregas ou take-away, mantendo todas as características dos pratos neste momento que estamos vivendo”, reforça Hermes que é chef executivo do Castelo do Batel e possui formação internacional no instituto Alan Ducasse, em Paris.

Serviço:

“Ceias Criativas para festas de final de ano e Preparos especiais de pães de Natal”

Ceias Criativas: 17 a 20 de novembro, das 13h30 às 18h
Pães e preparos especiais: 24 a 26 de novembro, das 18h às 21h30

Maiores informações e inscrições para as oficinas pelo telefone (41) 3324-6669 ou www.centroeuropeu.com.br