Bandeira Laranja

Fim de semana de 'lockdown' enfrenta resistência e gargalos em Curitiba

Supermercado lotado em Curitiba, ontem: previsível
Supermercado lotado em Curitiba, ontem: previsível (Foto: Colaboração)

O primeiro fim de semana de lockdown para tentar frear o avanço da terceira onda de Covid-19 em Curitiba enfrenta resistência e gargalos. Conforme o novo decreto da Prefeitura de Curitiba, o comércio só poderá funcionar em sistema de delivery amanhã e no domingo.

Como a Associação de Supermercados do Paraná (Apras) previu, nesta quinta-feira (20) à noite algumas lojas já registravam movimento acima do normal, conforme constatou a reportagem do Bem Paraná. Pelo menos 12 supermercados confirmaram ter movimento maior na noite desta quinta. 

Na quarta (19), em nota, a Apras criticou o fechamento das lojas aos sábados alegando que os consumidores iriam lotar as lojas nesta quinta-feira (20) e nesta sexta (21). A prefeitura alega que a medida foi tomada após ser constatado que aos fins de semana os consumidores permanecem muito tempo dentro das lojas, cerca de duas horas, o que aumenta a possibilidade de contaminação por coronavírus.

PF insiste em concurso 

Apesar do decreto da bandeira laranja em vigência desde a quarta (19) em Curitiba, a Polícia Federal (PF) confirmou na noite de quarta (19) que está mantida a aplicação das provas do concurso público marcado para domingo (23).

De acordo com a corporação, o concurso, com 1.500 vagas, está mantido em todos os locais de prova do Brasil, inclusive em Curitiba. Questionada pela reportagem do Bem Paraná, a Prefeitura de Curitiba reiterou que a realização de concursos e processos seletivos está suspensa na cidade e que quem descumprir o decreto fica passível de fiscalização e penalização de acordo com a lei municipal.

Ações questionam risco das provas

A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou nesta quinta- (20) com ação popular que solicita o adiamento das provas do concurso PF. O pedido encaminhado tem como base os registros de alunos que realizaram as provas do concurso PRF no dia 9 de maio de 2021 e dados que registram os casos de infecção por Covid 19 nos estados onde as provas serão aplicadas. O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República no Ceará, também entrou com uma ação civil pública contra a realização do concurso da Polícia Federal.ç

Feiras e Mercado Municipal fecham no sábado e domingo

Armazéns da Família, feiras livres, Sacolões da Família, Mercado Municipal e Mercado Regional Cajuru estarão fechados neste fim de semana, devido ao decreto municipal que vigora até a próxima quarta-feira (26/5) e que ampliou as restrições de atividades na capital para o combate da Covid-19.

Por conta disso, seis feiras que ocorreriam no sábado (22) serão adiantadas para esta sexta-feira (21): as livres do Bom Retiro e do Pilarzinho, das 7h às 12h; a Direto da Roça Orleans, das 7h às 12h; de orgânicos do Jardim Botânico e de Santa Felicidade, das 7h às 12h; e de orgânicos do Passeio Público, das 14h às 17h. Além disso, o Mercado Municipal irá funcionar hoje, das 8h às 21h, e, na próxima segunda-feira (24), das 8h às 18h.