Publicidade
Fora de ordem

Fiscalização encontra comércios abertos em Curitiba mesmo na quarentena

Fiscalização da PM em bar no Bairro Alto: irregularidades
Fiscalização da PM em bar no Bairro Alto: irregularidades (Foto: PMPR)

Com o decreto de uma quarentena mais severa desde a quarta-feira, a fiscalização pelas autoridades é um instrumento indispensável. Após o decreto que suspende as atividades não essenciais, bares e estabelecimentos já passaram por fiscalização e alguns, que insistiam manter as portas abertas, fechados.

Uma equipe da PM que compõe a Ação Integrada de Fiscalização urbana (Aifu) apreendeu uma máquina caça-níquel e 701 carteiras de cigarro paraguaio na noite de quarta-feira durante uma operação em um bar, que deveria estar fechado, no Bairro Alto, em Curitiba. O responsável foi encaminhado para lavratura de Termo Circunstanciado.

Ontem, a fiscalização do urbanismo de Curitiba também percorreu bares e comércios no Centro e na periferia. Pelo menos dois bares em bairros da cidade, um salão de beleza e duas lojas no Centro tiveram que baixar as portas, além de receberem notificações.

Ônibus voltam a circular com meia lotação em Curitiba
Os ônibus da capital voltam a circular com 50% da capacidade de lotação a partir de hoje. A medida está prevista no decreto 875/2020, publicado ontem pela Prefeitura de Curitiba. O texto também reforça que o município vai seguir o decreto 4.942 de 30 de junho, do Governo do Estado, que fez alterações pelo decreto 4.951 de 1° de julho. O decreto municipal 875/2020 revoga o 870/2020.

Deixa de valer a determinação de que os ônibus deveriam circular somente com passageiros sentados. A medida chegou a vigorar por um dia na capital.
No novo decreto, o Governo do Estado estabelece mudanças nessa regra, com a determinação de lotação máxima de 65% dos veículos das 5h às 8h e das 15h30 às 19h30 e de até 55% da capacidade de lotação nos demais períodos do dia.

Essa determinação estava em vigor desde 15 de junho no transporte coletivo de Curitiba. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que hoje, os veículos já devem rodar obedecendo a regra dos 50% de lotação. Os motoristas não devem parar para embarque em estações-tubo ou pontos se o veículo já estiver com metade da capacidade ocupada.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES