Publicidade
Faixa exclusiva de ônibus

Fiscalização na Conselheiro Laurindo começa nesta quinta

Após o período de orientação de motoristas, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) inicia nesta quinta-feira (14) a fiscalização de proibição de circulação de veículos na faixa exclusiva de ônibus da Rua Conselheiro Laurindo, entre o bairro Prado Velho e o Centro da cidade. A fiscalização será feita por agentes de trânsito.

Os infratores por invasão da faixa exclusiva serão autuados por desrespeito ao inciso terceiro do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro: Transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente. A infração é gravíssima, com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e a multa é de R$ 191,54.

São dois trechos de trânsito exclusivo – o primeiro localizado na faixa da direita da via, entre a Rua Chile e a Av. Sete de Setembro; e o segundo na faixa da esquerda, entre a Av. Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe. A velocidade máxima permitida na Conselheiro Laurindo é de 60 km/h até a Av. Sete de Setembro e de 40 km/h na continuação da via.

Ao longo do percurso, há acessos aos demais veículos para conversões à direita no primeiro trecho – nas ruas Baltazar Carrasco dos Reis e Brasílio Itiberê e avenidas Dr. Dário Lopes dos Santos e Silva Jardim – e à esquerda no segundo, na Travessa Itararé.

As áreas de acesso para conversão são demarcadas por uma linha pontilhada que fica a cerca de 20 metros do cruzamento – para o acesso à Av. Silva Jardim, que tem grande movimento, a linha pontilhada se inicia logo após o cruzamento com a Av. Getúlio Vargas/Av. Dário Lopes dos Santos. Motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses acessos – respeitando o fluxo dos ônibus que têm a preferência – para depois fazer a conversão à direita ou à esquerda.

A faixa exclusiva da Rua Conselheiro Laurindo beneficia 50 mil passageiros transportados por 15 linhas do transporte coletivo – linhas convencionais: Santa Bárbara, Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico, Erasto Gaertner, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba e Canal Belém; Ligeirinhos: Santa Cândida/Pinheirinho, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Sítio Cercado (anti-horário), Fazendinha/Guadalupe, PUC/Rodoferroviária.

DESTAQUES DOS EDITORES