SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Instituto Escolhas e a Folha de S.Paulo promovem, no dia 10 de abril, o seminário Imposto Rural. Serão apresentados no evento os resultados de um estudo que analisa os parâmetros para a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) no Brasil.


Ao contrário do IPTU, fonte importante de recursos para os municípios, a arrecadação do ITR é insignificante. Apesar de haver mais de 5 milhões de imóveis rurais no país, em 2018 foram arrecadados R$ 1,5 bilhão —no mesmo período, só a cidade de São Paulo gerou uma receita de R$ 9,94 bilhões.


A partir do estudo, coordenado pelo Instituto Escolhas e realizado pelo Laboratório de Planejamento do Uso do Solo e Conservação da Esalq-USP, pelo economista Bernard Appy e pelo jurista Carlos Marés, especialistas discutirão as principais causas para que isso ocorra e alternativas para o atual modelo.


O evento acontecerá a partir das 9h no auditório da Folha de S.Paulo (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar – Campos Elíseos), em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Folha Eventos (eventos.folha.uol.com.br).