SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Folha de S.Paulo, UOL e SBT acertaram a realização de debate e sabatinas com presidenciáveis no mês de setembro. Também haverá debate com candidatos ao governo de São Paulo.

O evento com os candidatos à sucessão de Michel Temer (MDB) ocorrerá no dia 26 de setembro e terá duração de 1h45min: das 18h às 19h45. Será realizado no estúdio do SBT e terá mediação do jornalista Carlos Nascimento. O evento será transmitido ao vivo pelos veículos organizadores.

Foram convidados nove candidatos: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme  Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota). O critério adotado foi o da legislação eleitoral, que determina a presença de candidatos de partidos ou coligações que tenham ao menos cinco representantes no Congresso Nacional.

No caso de Lula, preso em Curitiba, os organizadores entrarão com pedido à Justiça para que seja autorizada sua participação. Se, na data do debate, o ex-presidente estiver impugnado, o nome indicado pelo PT como candidato a presidente o substituirá.

O debate terá três blocos: no primeiro, candidatos farão perguntas entre si. No segundo, três jornalistas -de Folha, UOL e SBT- farão perguntas aos candidatos. No terceiro bloco novamente haverá perguntas entre candidatos, além de considerações finais.

Haverá ainda sabatinas individuais com os candidatos no período entre 3 e 14 de setembro, que serão transmitidas por Folha e UOL ao vivo . Está em negociação também a realização de um debate entre candidatos a vice-presidente, com transmissão pela internet.

GOVERNO DE SP

Já o debate para o Palácio do Bandeirantes ocorrerá em 19 de setembro, também nos estúdios do SBT e com mediação de Nascimento. Assim como no debate presidencial, haverá três blocos, com perguntas entre candidatos e de jornalistas.

Foram convidados seis candidatos: João Doria (PSDB), Paulo Skaf (MDB), Márcio França (PSB), Luiz Marinho (PT), Lisete Arelaro (PSOL) e Marcelo Cândido (PDT).

Também estão em negociação debates com candidatos a governador do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

Os debates realizados por Folha, UOL e SBT repetem parceria de eleições passadas. Já foram realizadas sabatinas com alguns desses candidatos no primeiro semestre, na fase de pré-campanha.